Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Congresso em Minas Gerais reúne alta tecnologia para a produção de café

Considerado um dos principais eventos do setor, inicia-se amanhã no Sul de Minas a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Trazendo a temática “Boas tecnologias difundir, pro café bem florir”, a edição deste ano, que será realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, tem como objetivo difundir técnicas que possibilitem uma maior produtividade e qualidade, redução de custos e como consequência um maior lucro, porém de maneira racional e sustentavel.

A Unidade de Proteção de Cultivo da BASF, que participa do evento há mais de quinze anos, apresentará durante o congresso as suas tecnologias voltada para o cultivo do café. “Para nós a participação em eventos como este é extremamente positiva, já que nos possibilita entender as necessidades dos agricultores, compartilhar técnicas e apresentar soluções ao cafeicultor contribuindo cada vez mais com o setor”, afirma o gerente de Cultivo Café da BASF, Daniel Andrade Vieira.

Entre os destaques da empresa está o Sistema AgCelence Café, um modelo de manejo integrado composto pelo uso sequencial de três fungicidas, porém com objetivos distintos. O procedimento inicia logo após a colheita dos frutos ou pré florada ,quando aparecem os primeiros sinais de doença. Nesta etapa é utilizado o fungicida Cantus®, que auxilia na redução de inoculo e ajuda a garantir a proteção contra as principais doenças das folhas e ramos.

Dando continuidade, no período de pós florada utilizá-se o fungicida Comet®. “Nesta fase é importante protegermos as folhas, flores e frutos novos aumentando o pegamento dos mesmos”, explica Vieira. A última etapa esta relacionada à qualidade dos frutos e folhas, nesta utilizamos o fungicida Opera® que proporcionará, além do controle fitossanitário, maior quantidade e uniformidade de grãos cereja. “Os principais benefícios do Sistema AgCelence Café, além do excelente controle fitossanitário, é maior produtividade, melhor qualidade dos grãos e maior enfolhamento pós colheita, propiciando menor bienalidade na produção, ou seja, a lavoura fica turbinada de colheita a colheita”, finaliza Vieira.

Prestando Serviços ao agricultor

Outro serviço da BASF que será exibido durante o evento é o Digilab 2.0, um serviço portátil de assistência técnica e diagnóstico preciso de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de cultivo. O serviço funciona por meio de um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software com banco de dados e imagens das principais doenças nos cultivos agrícolas.

A versão 2.0 oferece maior agilidade e precisão, possui um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio, além da presença de um GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilita o georreferenciamento de uma determinada praga ou doença.

Além dos estandes das empresas ligadas ao setor, o evento também reunirá técnicos-pesquisadores de diversas instituições do país, afim de compartilhar o resultado de pesquisas ligadas ao manejo do café. Entre os trabalhos técnicos que serão apresentados, a BASF conta com pesquisadores que apresentarão resultados que confirmam a qualidade e os diferencias de seus produtos na produção de café.

A BASF ainda aproveita a oportunidade para exibir aos visitantes do evento, o vídeo “Planeta Faminto 2”, que faz uma homenagem ao agricultor e mostra a importância da agricultura brasileira para o Mundo. Em sua primeira edição o vídeo superou a marca dos 370 mil acessos no Youtube, impactando um público estimado superior a três milhões de pessoas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet