Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Estudantes aprendem sobre sustentabilidade na agricultura em visita à Embrapa Agrossilvipastoril

24 Out 2012 - 07:04

Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvispastoril

Como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cerca de 300 estudantes de 5º e 6º ano de cinco escolas de Sinop,  visitaram a Embrapa Agrossilvipastoril entre os dias 16 e 23 de outubro. Eles puderam conhecer o trabalho de um centro de pesquisa agropecuária e aprenderam um pouco sobre a agricultura sustentável.

Neste ano a Semana foi celebrada de 15 a 21 de outubro e utilizou o mesmo tema da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20): Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde.

De acordo com Iriana Lovato, Relações Públicas da Embrapa Agrossilvipastoril, na atividade desenvolvida em Sinop foi feito um recorte dos temas trabalhados pela Embrapa na Rio +20, abordando questões ligadas à sustentabilidade da produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), recuperação de pastagem degradada, florestas, agroenergia e sistemas de produção sustentáveis.

“Dentro dos 12 temas de agricultura sustentável apresentados pela Embrapa durante a Rio +20, selecionamos cinco mais próximos das atividades desenvolvidas aqui na Embrapa Agrossilvipastoril para podermos mostrar aos estudantes”, explicou.

Para cada escola que participou da atividade foi passado um destes cinco temas e foi indicado um material de apoio disponível no site www.agrosustentavel.com.br, lançado pela Embrapa para a Rio +20. Coube aos professores trabalharem os temas em sala de aula previamente e depois, na visita ao Centro de Pesquisa, os alunos puderam conversar com pesquisadores que trabalham com na área e viram no campo ações práticas relacionadas ao que estudaram.

“A atividade prática no ensino é fundamental. Então esta é uma oportunidade excelente de exercitarmos este fator na educação. Além do teórico, que se trabalha em sala, esta atividade de campo é de fundamental importância para a aprendizagem da criança. Ainda mais que eles já vêm estudando ao longo do ano estes temas que foram abordados”, avaliou a professora do CAD, Janete Carmem Nichimura.

Para cada tema, um grupo de profissionais da Embrapa preparou uma atividade diferente em campo. Na questão das florestas, por exemplo, os alunos foram até a Área de Proteção Permanente do Centro de Pesquisa, onde está sendo aberta uma trilha ecológica. Já o grupo que trabalhou com os sistemas de produção sustentáveis pôde ver experiências que mostram a importância da cobertura do solo para evitar erosão, assoreamento dos rios e a perdas de nutrientes.

Além das atividades práticas em campo, os estudantes conheceram a estrutura física da Embrapa Agrossilvipastoril e tiveram a oportunidade de entrar em um laboratório de pesquisa, onde utilizaram a lupa para conhecer as fases da vida de um percevejo da soja.

O estudante do sexto ano da Escola Municipal Valter Kunze, Lucas Anísio dos Santos Antunes, ficou empolgado com o que aprendeu com a visita.

“Achei muito bom ter aprendido mais sobre as florestas e sobre as coisas. Achei mais interessante saber sobre como cuidar melhor das árvores e evitar o desmatamento”, disse.

Participaram das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as escolas Basiliano Carmo, Belo Ramo, Vereador Rodolfo Valter Kunze, CAD e Regina Pacis.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada por instituições de ensino e de pesquisa de todo o país, com atividades para os mais diferentes públicos. O objetivo é o de popularizar a ciência e a tecnologia, mostrar como ela está presente no dia-a-dia das pessoas, sua importância para o desenvolvimento do país e mobilizar a população, sobretudo as crianças, estimulando e valorizando a criatividade e a atitude científica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet