Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Motoniveladoras e caminhões-caçamba vão assegurar mobilidade em municípios catarinenses

Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta quarta-feira (27) mais 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçamba para municípios com até 50 mil habitantes de Santa Catarina. São mais R$ 26 milhões investidos para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Os equipamentos que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) vão ser utilizados para manutenção e abertura de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção e a mobilidade no meio rural. A ação vai beneficiar 69 municípios onde, cerca de 40 mil agricultores familiares, vivem e produzem.

Na avaliação de Jurandi Gugel, delegado do MDA em Santa Catarina, o investimento do Governo Federal auxilia no desenvolvimento regional. “A agricultura familiar em Santa Catarina é muito dinâmica e diversificada. Temos diversas cadeias altamente produtivas que demandam praticamente todo o dia a movimentação de insumos e produtos, para isso é fundamental ter estradas de boa qualidade”, assinala o representante do MDA no estado. Outro aspecto importante dessa entrega de equipamentos é que entre os municípios que vão receber as motoniveladoras estão aqueles atingidos pelas fortes chuvas de setembro. “Com estes equipamentos estamos ampliando a capacidade dos prefeitos em recuperar as estradas que foram duramente afetas pelas fortes chuvas deste ano”, conclui o delegado ao lembrar que o MDA já universalizou a entrega de retroescavadeiras, beneficiando 269 municípios catarinenses.

“Quando o agricultor percebe que ele faz parte um projeto de nação, ele tem mais confiança em investir. Os números recém-divulgados do Pronaf não deixam dúvidas, os agricultores estão confiantes”, afirma o delegado ao salientar que os dados divulgados pelo MDA apontam aumento no acesso às linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

Para o prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Prei, os equipamentos do MDA chegam em boa hora. “Somos um município pequeno e não teríamos a condição de comprar estas maquinas que estamos recebendo do Governo Federal. Estes equipamentos são importantes para melhorar as condições de tráfego nas estradas do interior e melhorar o escoamento da produção”, afirma ao realçar que Rio do Campo foi um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas deste ano e que ainda existem muitas estradas que precisam de manutenção. “Já estamos utilizando a retroescavadeira doada pelo MDA na recuperação das estradas, fizemos muito mais ainda falta bastante. Agora com a motoniveladora vamos acelerar estes concertos”, promete.

Agricultura familiar no estado

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, em Santa Catarina a agricultura familiar é responsável pela ocupação de 82% da mão-de-obra no campo em 168.544 propriedades. De todo o leite produzido no estado 87% são oriundos de propriedades da agricultura familiar. O mesmo ocorre com o milho (77%), o arroz (64%) e a mandioca (93%).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet