Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

ABCRSS

Associação do Simental e Simbrasil vai certificar marcas de carne e lançará selo de qualidade

Foto: Da Assessoria

Associação do Simental e Simbrasil vai certificar  marcas de carne e lançará selo de qualidade
Até o final de 2012 a Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) deve concluir estudo inédito que permite à entidade realizar a certificação de marcas de carne produzidas a partir de animais com sangue Simental. A ABCRSS pretende lançar um selo de qualidade para atestar a origem e o produto final que será fornecido ao consumidor. A intenção é fomentar a iniciativa de produtores e frigoríficos na criação de marcas de carne preservando a identidade do Simental e Simbrasil.

Projeto piloto encomendado pela ABCRSS à Beef & Veal Consultoria (Botucatu/SP) foi concluido na segunda quinzena de agosto com a apresentação de resultados e degustação da carne. Coordenado pelo consultor Roberto Barcellos foram avaliadas 35 novilhas Simbrasil de 20 meses com 16 arrobas e rendimento de carcaça de 52%. O abate foi programado no Frigol, em Lençois Paulista (SP) tendo a engorda dos animais ocorrida no Sitio Serra D'Agua (Botucatu/SP). O produto final está sendo testado por consumidores da cidade em parceria com a boutique Confraria da Carne.

Segundo o presidente da ABCRSS, Alan Fraga, a entidade está estruturada para realizar o processo de certificação e deverá agora definir os padrões para o uso da marca Simental nos projetos de produção e comercialização de carne premium. O programa das raças Simental e Simbrasil será de âmbito nacional.

“A experiência que fizemos deu um sinal de como a ABCRSS deve se posicionar no mercado. A ideia é fomentar as iniciativas privadas e regionais – formando mini-clusters, tendo a associação a responsabilidade de credenciar, certificar e qualificar o produto para o consumidor. E temos projeto não apenas para a carne mas para o leite e subprodutos oriundos de animais Simental”.

Segundo Barcellos o volume de animais envolvidos no projeto, durante este início será apenas por iniciativas pontuais, conforme o andamento das pesquisas. Ele acredita que o projeto tem “um enorme potencial e deve ser definido com machos castrados e fêmeas jovens com terminação em confinamento, e presença mínima de 50% de sangue Simental ou superior como é o caso do Simbrasil”.

A ABCRSS está em fase de negociações com Roberto Barcellos para estabelecer o processo da certificação e do lançamento do selo de qualidade. A entidade estuda também como será o protocolo de produção e a auditoria de fazenda. Em princípio a proposta é que a Beef & Veal Consultoria acompanhe a rotina antes e após a porteira e as etapas de recepção de animais, frigorifico, abate, lacração de carcaças, quarteio, desossa, embalagem, expedição e ponto de venda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet