Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Governo capacita agricultores para receber turistas durante a Copa

O Ministério do Turismo está capacitando produtores rurais de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para receber turistas durante a Copa do Mundo. O circuito Caminhos do Brejal foi o único, no estado, selecionado para o evento.

Os produtores rurais abrem as porteiras para os turistas, que são convidados a entrar e conhecer a produção. O circuito Caminhos do Brejal foi criado há 12 anos pela prefeitura e garante uma renda a mais para os produtores.

"Eles levam muda de verdura, ou de flores, às vezes levam um bonsai. Quer dizer, gasta um bocadinho (...) e deixa um dinheiro", diz o agricultor Augusto Katsumoto.

Agora, eles se preparam para receber um movimento grande no ano que vem. O circuito foi o único passeio rural do estado do Rio de Janeiro selecionado pelo Ministério do Turismo para receber turistas e jornalistas durante a Copa de 2014. Para isso, eles estão sendo capacitados pelo Projeto Talentos do Brasil Rural e já sabem que precisam melhorar instalações e atendimento.

Os produtores rurais estão investindo em obras e na contratação de funcionários para receber os turistas da Copa. Nas estufas, os visitantes vão conhecer o cultivo de plantas ornamentais e depois vão poder visitar um restaurante e uma loja, ainda a serem instalados. Mais cinco pessoas serão contratadas para fazer o atendimento.

Em uma pousada que faz parte do roteiro, quatro quartos estão em construção para aumentar o número de leitos e vão ficar prontos em fevereiro do ano que vem. A decoração dos chalés é rústica. A pousada também produz 20 tipos de ervas orgânicas, vendidas frescas e desidratadas, usadas para temperar os pratos servidos no restaurante. A Região Serrana é a maior produtora de orgânicos do Rio de Janeiro.

As 17 propriedades do circuito Caminhos do Brejal são voltadas para a agricultura orgânica e atividades sustentáveis. O turismo é uma fonte de renda secundária, mas importante.

Para 2014 eles já programam atividades para integrar os visitantes da Copa, brasileiros e estrangeiros, ao dia a dia do homem do campo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet