Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

orientações técnicas

Caravana de orientações contra Helicoverpa chega a Mato Grosso em janeiro

No dia 14, as atividades serão em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá). No dia 15, a caravana estará em Sapezal, na região Oeste do Estado. O encerramento da programação em Mato Grosso será no dia 16, em Campo Verde (130 km da capital).

Foto: Ilustração

A Helicoverpa armigera foi uma das pragas que mais afetou as lavouras brasileiras neste ano

A Helicoverpa armigera foi uma das pragas que mais afetou as lavouras brasileiras neste ano

A “Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias” chega a Mato Grosso neste mês de janeiro e passará por três municípios, promovendo atividades de orientações técnicas emergenciais para controle da lagarta Helicoverpa armigera.

No dia 14, as atividades serão em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá). No dia 15, a caravana estará em Sapezal, na região Oeste do Estado. O encerramento da programação em Mato Grosso será no dia 16, em Campo Verde (130 km da capital).

A Caravana percorrerá nove macrorregiões do país. As atividades serão voltadas para extenionistas, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores da Embrapa que integrará cada Caravana.

Pesquisadores percorrem o país em busca do combate à helicoverpa
Caravana Embrapa reforça MIP no controle da Helicoverpa armigera

Interessados em participar das atividades da Caravana em Mato Grosso podem fazer a inscrição no site da Embrapa.

Programação

Nos três municípios, durante a passagem da Caravana Embrapa, serão realizadas palestras ressaltando a importância do Manejo Integrado de Pragas (MIP) por meio da adoção dos controles biológico, cultural, químico e da tecnologia de aplicação.

A Helicoverpa armigera, uma das pragas que mais afetou as lavouras brasileiras neste ano, terá destaque na programação, mas a Caravana Embrapa abordará também outras pragas considerando as principais culturas de cada região.

“É preciso que os extensionistas possam levar aos produtores informações sobre a importância do MIP como estratégia mais viável e sustentável para o controle da Helicoverpa, pois se viu até agora que alguns desses controles, como o químico, utilizado de forma isolada, não está resolvendo o problema no campo”, explica Paulo Roberto Galerani, assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa e um dos organizadores da Caravana.

Em cada macrorregião em que a Caravana Embrapa passar, deverá ser instalada uma Unidade de Referência Técnica (URT), que funcionará como área piloto para adoção do modelo MIP, para uso e capacitação de extensionistas e produtores.

A caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Em Mato Grosso, a programação será coordenada pela Embrapa Agrossilvipastoril e contará com apoio da Aprosoja, Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), Sistema Famato e Fundação MT, informa a assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet