Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Fazendas unem turismo e atividade pecuária no Pantanal

Milhares de pessoas do mundo inteiro procuram o Pantanal para fotografar a onça pintada, o maior felino das Américas. O Pantanal tem 4 mil quilômetros quadrados de extensão, sendo uma parte em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul. O município de Miranda é o mais procurado pelos turistas.

O nome científico da onça pintada é panthera onca, animal nativo do continente americano e que pode ser encontrado em quase todas as regiões brasileiras. É o maior carnívoro terrestre do nosso país. Um macho adulto pode chegar a 150 kg.

Num braço do Rio Miranda, do alto de uma balsa, pode-se ver melhor a mata da margem onde a onça pode estar escondida. A visualização da onça só é permitida de dentro do barco, sem incomodar o bicho. Em geral, ela caça durante a noite. Durante o dia, costuma frequentar a margem dos rios à procura de sombra e ar. Suas manchas funcionam como uma impressão digital e ajuda especialistas a identificá-las.

Algumas fazendas tradicionais do município de Miranda estão explorando a imagem da onça para atrair os turistas. Uma delas é a San Francisco, onde já foram avistadas 14 onças. O dono da fazenda, Roberto Coelho, transformou sua sede em um hotel e afirma que o novo ramo de atividade gerou mais empregos para a região.

“Acredito que o turismo dá mais renda do que o gado. A onça está dando dinheiro. O turismo é uma razão de preservá-la e de tocar uma pecuária junto com ela”, diz Roberto.

No município de Poconé, o Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá, é o ponto de encontro dos turistas que chegam do mundo inteiro para ver e fotografar a onça pintada. São tantas onças na região que é muito difícil o turista perder a viagem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet