Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

incentivo

Petrobras investe em projeto de beneficiamento de Castanha em municípios do Arco do Desmateamento em MT

Petrobras investe em projeto de beneficiamento de Castanha em municípios do Arco do Desmateamento em MT
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, inclusão social, de gênero e digital nas comunidades que compunham o ‘arco do desmatamento’, a Petrobrás investe no Projeto CultivAcão em Juruena, município localizado na porção amazônica de Mato Grosso, a 929 km de Cuiabá. A ideia é a pessoas que antes viviam de práticas ilegais agora ganhem dinheiro beneficiando a Castanha do Brasil. Além dos todos os fatores acima, o projeto visa fortalecer a agricultura familiar através de uma produção voltada para o trabalho no campo.

O projeto vai atender cerca de 1.500 pessoas de quatro comunidades rurais de Juruena. “Para reduzir o desmatamento e manter as famílias no campo é necessário que agricultores tenham renda digna em pequenas áreas, isso é possível com agricultura familiar, diz Lucineia Machado, coordenadora do Projeto CultivAcão.

Comercialização da soja 2013/2014 passa da metade mas ainda é mais lenta que na safra anterior


Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) encontrou uma alternativa de renda sustentável através do beneficiamento de castanha do Brasil. Há quatro anos elas já produzem amêndoas, biscoitos e macarrão de castanha do Brasil, mas em 2014, a AMCA começa a desenvolver o Projeto Cultivação, que conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Durante a fase inicial do projeto, diversas reuniões de divulgação estão sendo realizadas nas comunidades. Com um cronograma de 24 meses o Cultivação vai beneficiar 1.580 pessoas das Comunidades Vale do Amanhecer, 13 de Maio, Somapar e Vale do Canamã.

Nesse período serão implantados três centros de inclusão digital, uma fábrica de conservas de legumes e frutas e 60 hortas. As novas ramificações do projeto estão em construções e acontecem sempre com a participação da comunidade nas decisões. Além disso, as atividades das fábricas de biscoitos, macarrão e amêndoas de castanha do Brasil da AMCA também serão ampliadas.

A única via de acesso que liga a cidade de Juruena é a MT 170, que ainda não está pavimentada. O município compõe o chamado “arco do desmatamento” - expressão que designa uma ampla faixa do território brasileiro nas fronteiras das regiões Norte e Centro-oeste do país e que sofre constante pressão de atividades que resultam em desmatamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet