Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

conforme a música

Em Mato Grosso, Dilma rasga elogios ao agronegócio e faz promessas para agradar plateia

11 Fev 2014 - 15:30

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Em Mato Grosso, Dilma rasga elogios ao agronegócio e faz promessas para agradar plateia
Após surpreender o governador Silval Barbosa (PMDB) e todas as outras autoridades e público presente ao operar uma colheitadeira ultramoderna para dar lançamento a safra de grãos do Brasil, nesta terça-feira (11), em Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá), a presidente Dilma Rousseff (PT) fez o discurso que todos os produtores agropecuários esperavam ouvir: Promessas e mais promessas na diversificação nos modais de transportes e subsídios para a infraestrutura de produção.

Leia mais: Dilma dirige trator e colheitadeira em Lucas do Rio Verde; veja fotos

A presidente anunciou que serão disponibilizados financiamentos R$ 27 bilhões para armazéns, sendo que cinco bilhões devem ser somente para Mato Grosso. A verba será disponibilizada através do Banco do Brasil. Além disso, Dilma prometeu o investimento federão de R$ 20 bilhões para duplicar as rodovias BR – 163 e 364, além de prometer verbas para hidrovias e para a ferrovia da Integração.

“A tecnologia ajuda, mas é a capacidade de força de vontade do homem que está transformando o cerrado, a floresta, Mato Grosso, no celeiro do Brasil e do mundo. Mas para isso precisamos investir em logística”, disse a presidente, em uma nítida resposta às reivindicações dos produtores que organizaram um movimento para reivindicar ajuda ao setor agropecuário.

.Dilma ainda prometeu reduzir a burocracia para os produtores conseguirem licenças ambientais e elogiou a sustentabilidade da agropecuária de Mato Grosso. "Crescimento do comércio internacional do agronegócio brasileiro consolida o país como um dos maiores produtores de alimento do Mundo. E o Brasil deve muito disso a Mato Grosso", disse a presidente ao governador Silval Barbosa, ainda antes de iniciarem os discursos oficiais.

Mato Grosso é o grande destaque brasileiro na produção de grãos. Em menos de quatro décadas a área de cultivo no estado aumentou em 400% e a produção. Ao total, MT responde por 25% de toda produção agrícola do Brasil, sendo líder absoluto no cultivo de soja e milho. O Produto Interno Bruto do Estado cresceu 34% desde 2005.

E os presentes não se limitaram a falar apenas de grãos, mas, sim, destacam todo potencial alimentício do Estado. "A produção de carnes previstas para 2014 corresponde 26 milhões de toneladas, quase 2% que 2013. A carne de frango é a mais produzida em território nacional e MT produz quase 20% de toda além. Além disso, quase 40% de toda carne bovina brasileira é daqui", disse o governador Silval Barbosa.

O evento acontece também com a presença do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e dos Transportes, César Borges, do secretário de Política Agrícola, Neri Geller; do governador Silval Barbosa (PMDB), dos senadores Blairo Maggi (PR), Pedro Taques (PDT) e Kátia Abreu (PSD-TO), deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outros ocupantes de cargos eletivos.

O município de Lucas do Rio Verde foi escolhido para sediar o evento pela representatividade local no agronegócio brasileiro, colhendo 1,5% de toda a produção nacional de grãos. A colheita de soja, por exemplo, é estimada em 800 mil toneladas por ano em 240 mil hectares plantados, enquanto a de milho é de 1,1 milhão de t. em 170 mil ha. Outro destaque é o algodão, com cerca de 7,5 mil t. em 30 mil ha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet