Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Notícias / Agronegócio

Superoferta de algodão faz preço cair e reduz expectativa da próxima safra

Especial para o Agroolhar – Thalita Araújo

19 Ago 2012 - 22:15

Foto: Reprodução

Superoferta de algodão faz preço cair e reduz expectativa da próxima safra
A produção de algodão em Mato Grosso deve ser encerrada na safra 2011/12 com uma receita bruta 6,4% menor em relação à safra anterior, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A redução é causada pela superoferta da pluma de algodão, o que força preços mais baixos no mercado.

Ao contrário do ocorrido com os cultivos de soja e milho - que tiveram seus preços elevados e beneficiam o produtor mato-grossense – a crise nas lavouras dos Estados Unidos não deve afetar o algodão de maneira semelhante.

O país norte-americano é o maior exportador de algodão do mundo e, apesar das condições climáticas sofridas recentemente em algumas regiões, a safra 2012/13 deverá ganhar um incremento de 13%.

Os EUA ainda possuem um estoque inicial de pluma 27% maior que no ano anterior e esse estoque tende a aumentar bastante no início da próxima safra.

Com estoques fartos, o país deve incrementar as exportações e, mais uma vez, a superoferta do produto tente a baixar ainda mais os preços, podendo gerar, no próximo ano, um cenário de preços ainda menores que este ano.

Exportações

O volume de algodão em pluma exportado pelo Brasil durante 2012 chegou a 362 mil toneladas até o mês de julho, 36% do que a Conab prevê para o ano.

O mercado interno não está absorvendo toda a demanda, o que deixa para as exportações a responsabilidade de reprimir a oferta.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet