Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

BRS Rubi do Cerrado tem características superiores às outras cultivares de maracujá

Maior resistência ao transporte, coloração de polpa amarelo forte – o que representa maior quantidade de vitamina C –, maior tempo de prateleira e bom rendimento de polpa são algumas das características do híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado, lançado pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, encerrado nessa sexta-feira (26), em Bento Gonçalves (RS).

O pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro, ao apresentar a cultivar na solenidade de lançamento, destacou seus maiores níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose). “O diferencial do BRS Rubi do Cerrado é ter níveis de resistência às doenças superiores às atuais cultivares disponíveis no mercado. Chegar a esse resultado só foi possível com um árduo trabalho de melhoramento genético, em que os primeiros cruzamentos foram realizados em 1998”, ressaltou.

O diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, que acompanhou os lançamentos na terça-feira (23), enfatizou a importância dos programas de melhoramento genético da Embrapa e as redes de parcerias para o desenvolvimento de produtos tecnológicos. O diretor destacou o processo corporativo em que produtos e tecnologias são avaliados em rede nacional antes de serem disponibilizados à sociedade.

A BRS Rubi do Cerrado foi recomendada inicialmente para o Estado do Mato Grosso e para o Distrito Federal, podendo atingir, dependendo das condições de manejo da cultura, produtividade superior a 50 toneladas por hectare. O plantio, se irrigado, pode ocorrer em qualquer época do ano em diferentes tipos de solo. Em regiões com estações chuvosa e seca bem definidas, recomenda-se o plantio no início da seca. A cultivar não se adapta a regiões sujeitas a geadas e solos encharcados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet