Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

GRUPO REDE

Aneel encerra intervenção da Cemat na próxima segunda-feira

Foto: Site Cemat

Aneel encerra intervenção da Cemat na próxima segunda-feira
A intervenção da Centrais Elétricas Matogrossenses S.A.(Cemat) encerra na próxima segunda-feira (14), após um ano e oito meses. A decisão foi tomada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) durante reunião no dia 8 de abril. Com isso no dia 15 a Cemat passa a ser controlada pela empresa Energisa.

A Cemat é uma das oito distribuidoras de energia que pertence ao Grupo Rede que está sob intervenção da ANEEL desde agosto de 2012 em decorrência a uma dívida de aproximadamente R$ 6 bilhões. Somente a dívida da Cemat chega, hoje, a cerca de R$ 2 bilhões.

Leia também:
Aneel autoriza reajuste de tarifa e energia fica mais 11,16% mais cara

Além da Cemat, estavam sob intervenção da ANEEL às concessionárias Companhia Energética Mato Grosso do Sul S.A. (Enersul), Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO), Caiuá Distribuição de Energia S.A. (Caiuá), Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), Empresa de Distribuição de Energia Vale do Paranapanema S.A. (EDEVP) e Empresa Elétrica Bragantina S.A. (EEB), cujas intervenções encerram nessa sexta-feira (11), e a Companhia de Energia Elétrica do Estado de Tocantins (Celtins) com fim da intervenção também no dia 14.

Durante a reunião a diretoria da ANEEL homologou o relatório final feito pelo Grupo de Trabalho Intervenção, que diz respeito ao Inquérito Administrativo de Comprovação das Causas Determinantes e da Apuração de Responsabilidades na Intervenção em Distribuidoras do Grupo Rede.

"O GT-Intervenção concluiu pela comprovação das causas determinantes da intervenção e recomendou o indiciamento de quatro administradores do Grupo Rede, por participação nos eventos que culminaram com a intervenção. Também foi recomendado manter o bloqueio administrativo dos bens e direitos dos indiciados e desbloquear os dos demais envolvidos. A última recomendação foi de encaminhar cópia do relatório e da auditoria realizada pela PricewatherhouseCoopers Contadores Públicos para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central, a Polícia Federal e o Ministério Público", declarou a ANEEL em nota publicada em seu site na quarta-feira (9).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet