Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Economia

Processo de industrialização da soja traria mais retorno a Mato Grosso

O uso da soja é mais interessante para a população se utilizada na industrialização, pois quanto mais indústria houver para transformar o grão, maior é a geração de emprego e renda e consequentemente o consumo no comércio ao invés de a utilizá-la como moeda (dinheiro). A afirmação é do economista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Manuel Marta.

Para o economista, a soja enquanto commodity possui grande importância para a economia não só local, mas também estadual e nacional. “Seria mais interessante se essa soja fosse transformada em produtos, como óleo, ração e carne, pois geraria mais emprego e renda se houvesse sua industrialização. O uso da soja como moeda, ou seja, dinheiro, é somente para os produtores, que são poucos”.

Segundo Marta, Sorriso, no norte do Estado, por ser a capital brasileira da soja, deveria seguir o exemplo de Lucas do Rio Verde e ter mais indústrias beneficiadoras do grão.

Ele salienta ainda que o produtor que optar por esta modalidade de pagamento não deve se esquecer de ter “cautela” antes de fechar qualquer negócio, principalmente na hora de comprar bens de alto valor, como imóveis, visto que a cotação do grão oscila bastante.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet