Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

NESTA SEGUNDA-FEIRA

Produtores rurais analisam resultados obtidos seis anos após o “Grito do Ipiranga”

O Grito também originou o “tratoraço” que ocorreu em Brasília, naquele mesmo ano, com centenas de produtores rurais “invadindo” a capital federal com seus tratores, em fila, percorrendo os cerca de 200 quilômetros entre Goiânia (GO) e a esplanada dos ministérios.

Foto: Reprodução

Movimento foi em 2006 na região Norte de MT

Movimento foi em 2006 na região Norte de MT

Agricultores do município de Ipiranga do Norte (475 km ao Norte de Cuiabá) analisam, nesta segunda-feira, às 18h, no Clube dos Idosos da cidade, os resultados obtidos com o “Grito do Ipiranga”, que foi um manifesto de agricultores nascido naquela localidade em 2006 e que bloqueou a BR-163 por vários dias, entre Sinop e Sorriso.

O Grito também originou o “tratoraço” que ocorreu em Brasília, naquele mesmo ano, com mais de 20 mil produtores rurais “invadindo” a capital federal com centenas de tratores, em fila, percorrendo os cerca de 200 quilômetros entre Goiânia (GO) e a esplanada dos ministérios.

Naquela ocasião, os agricultores protestaram pedindo a renegociação de dívidas rurais, políticas para sustentação do agronegócio (como preços mínimos), mais infraestrutura de transportes para Mato Grosso, entre outros.

A análise após seis anos do Grito do Ipiranga faz parte do projeto “Soja Brasil”, que está percorrendo as regiões produtores da oleaginosa no país. Neste domingo (4), uma equipe do Soja Brasil visitou a cidade de Tapurah (390 km da capital de Mato Grosso) e que fica perto de Ipiranga. Além de acompanhar a evolução da safra, foi um momento para produtores expressarem os anseios do setor.

A família Brisot foi uma das que participou do encontro com a expedição. O produtor rural Givaldo Brisot olha esperançoso para o céu. As nuvens carregadas anunciam que vem chuva. “É só isso que precisa agora”, afirma Brisot, se referindo a necessidade de água para os 4.6 mil hectares de soja plantados nesta safra.

O encontro foi organizado pelo presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Silvésio Oliveira. Ele destacou que os produtores só conseguirão as mudanças pretendidas se houver união.

Soja Brasil

A Expedição Soja Brasil vai percorrer o país em visita aos Estados produtores de soja. A previsão é fazer 25 mil quilômetros em cem dias, acompanhando do plantio até a colheita da safra de soja 2012/2013. A expedição começou em Vilhena (RO), passou pela região Oeste de Mato Grosso e está no médio-norte do Estado, onde permanece a próxima semana.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet