Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

BIOSSEGURANÇA

Produtores em MT pedem obrigatoriedade de áreas de refúgio

Foto: Reprodução/Internet

Produtores em MT pedem obrigatoriedade de áreas de refúgio
A utilização de refúgio nas lavouras no Brasil é uma das medidas para o combate de pragas e doenças. A obrigatoriedade de sua adoção em lavouras de cultivares geneticamente modificadas é proposta em uma nota técnica elaborada por produtores de Mato Grosso com sugestões para a elaboração de uma Instrução Normativa (IN). Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, já há uma discussão técnica com a Secretária de Defesa Agropecuária (SDA) e o setor produtivo sobre o assunto e que em breve deverá estar concluída a IN.

A nota técnica foi aprovada durante assembleia geral extraordinária realizada na quinta-feira (31) com produtores na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Os produtores querem uma IN que tenha foco na regulamentação das práticas de refúgio, uma vez que ela inexiste hoje nos manejos das biotecnologias em vigor no Brasil.

Leia também
Economia brasileira está em crise e produtores fazem milagre, afirmam especialistas; Veja foto
Trecho que liga Sinop ao estado do Pará está entre as preferências das propostas do PIL

De acordo com o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, a nota técnica vem expressar a visão de consenso que os produtores mato-grossenses possuem.

Segundo a nota técnica, o refúgio a ser adotado deverá ter uma área que corresponda ao menos ao percentual recomendado pelas empresas de biotecnologia. A nota ainda propõe que as empresas desenvolvedoras de biotecnologia apresentem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as suas pesquisas quanto ao refúgio, bem como a experimentação de cada tecnologia vendida.

A Aprosoja-MT revela ainda que os produtores propuseram a criação de um grupo técnico-científico para acompanhar os eventos de resistência a insetos e pragas. A entidade frisa que neste caso de quebra de resistência a nota técnica sugere a suspensão da cobrança de royalties pela tecnologia e a sua retirada do mercado.

"A regulamentação do refúgio vai sair sem dúvida. Ela é importante para você manter a biossegurança e importante para a produção, em especial a de transgênicos. Ela vai sair logo, está sendo concluída. Estamos fazendo uma discussão técnica com a SDA e o setor", pontuou o ministro Neri Geller, em visita a Cuiabá nesta quinta-feira (31) no lançamento do 9º Circuito Aprosoja.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet