Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Questões Fundiárias

conflito

PF realiza operação em Suiá Missú e prende presidente de associação de produtores

Foto: Olhar Direto

Conflito no Araguaia continua

Conflito no Araguaia continua

Agentes da Polícia Federal (PF) em Mato Grosso cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão temporária nesta manhã (7.8) na residência do presidente da Associação dos Produtores de Suiá Missú Sebastião Prado, o Tião Barbudo. A prisão ocorreu em Goiânia pouco depois das 7 horas (horário de Brasília).

De acordo com o advogado de Prado, Alexandre Rodrigues, os mandados foram expedidos pelo juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, da subseção judiciária em Barra do Garças (MT), por determinação do Ministério Público Federal em processo que corre em segredo de justiça. 

Leia também
Famato e CNA não apoiam retorno de agricultores à Suiá Missú e alertam governo para evitar conflito no MA
Deputado aciona MPF para obrigar União a incluir famílias de Suiá Missú em programas sociais

Sebastião Prado é investigado por envolvimento na invasão da terra indígena Maraiwatsede, desocupada em dezembro de 2012 por determinação da justiça federal em operação que envolveu a Força Nacional de Segurança, PF e Polícia Rodoviária Federal.

A PF também realizou operação em Posto da Mata, e prendeu outros líderes, entre eles o Zé Vaqueiro, o Camelo, o vereador Nivaldo, o ex-presidente da associação Renato Teodoro e a vice-prefeita de Alto Boa Vista Irene Rocha.

Todos são acusados de associação criminosa, sequestro e cárcere privado, furto, roubo e incêndio. Junto com Prado a PF levou computadores e documentos.

Em março, cerca de 400 famílias da antiga gleba Suiá Missú entraram em confronto com forças policiais que tentavam fazer a desocupação definitiva da área transformada em terra indígena Maraiwatsede, no Norte Araguaia.
 
Atualizada e corrigida às 12:24
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet