Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

AGUARDENTE

Limite de carbamato de etila em cachaça é definido por IN

Foto: Reprodução/Internet

Limite de carbamato de etila em cachaça é definido por IN
Os fabricantes de aguardente de cana deverão estar atentos a mudança do limite de carbamato de etila no produto. O limite não deverá ultrapassar 210 microgramas por litro, como define a Instrução Normativa (IN) nº 28, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11 de agosto. Fabricantes de cachaça de descumprirem a normativa serão autuados.

De acordo com o chefe da Divisão de Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marlos Vicenzi, a fiscalização quanto ao limite de carbamato de etila na cachaça será feito através da coleta de amostras da bebida e seu envio para laboratórios. Caso seja constatado produto fora do padrão à fabricante será multada. "Adicionalmente, a depender de outras circunstâncias, também poderão ser aplicadas sanções de cancelamento de registro, inutilização de produto, entre outras", declara.

Leia também
Recolhimento de embalagens de defensivos cresce 11,5% em quatro anos
Capacitação para o CAR é reaberta; Inscrições vão até o dia 31

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento salienta que a decisão de limitar até 210 microgramas por litro de carbamato de etila em aguardente de cana ocorreu após a realização de uma consulta pública, realizada entre maio e junho de 2014. Das 13 contribuições enviadas por pessoas físicas, entidades representativas e empresas do setor 11 foram favoráveis ao ajuste do limite para o carbomato de etila.

Segundo o Ministério, o carbamato de etila está presente em diversos alimentos e bebidas. Ele se forma durante o processo de fermentação.

Confira aqui a Instrução Normativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet