Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

Pedidos

Reunião no Mapa definirá ajuste da regulamentação do refúgio

Foto: Reprodução/Internet

Reunião no Mapa definirá ajuste da regulamentação do refúgio
A regulamentação da utilização de refúgio nas lavouras deverá ser concluída na próxima quinta-feira (21). Hoje, o documento está 90% finalizado e vem de encontro a uma reivindicação do setor produtivo em Mato Grosso.

A reunião entre o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes de associações de produtores e empresas de biotecnologia está prevista para as 9 horas, no próprio Mapa.

Conforme o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), Luís Eduardo Rangel, a intenção com a reunião é sair com um texto mais harmonizado. “A ideia é sair com o texto o mais harmonizado possível para que possamos encaminhar ao ministro e então ser publicado. Faltam apenas alguns detalhes que precisam ser alinhados”.

Leia também
Produtores em MT pedem obrigatoriedade de áreas de refúgio
Período de vazio sanitário pode aumentar para 150 dias

De acordo com o Mapa, a utilização de refúgio é uma garantia "à suscetibilidade dos insetos às toxinas do plantio transgênico. No entanto, se a área não for delimitada corretamente, o uso da tecnologia Bt corre o risco de se tornar ineficiente, uma vez que pragas mais resistentes podem se desenvolver".

Hoje, no Brasil o uso de refúgio não é regulamentado, fato este, inclusive, solicitado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em nota técnica aprovada durante assembleia geral do setor no dia 31 de julho.

Durante a realização da abertura do 9º Circuito Aprosoja, no dia 31 de julho, o ministro da Agricultura, Neri Geller, chegou a declarar que o assunto já estava sendo trabalhado dentro do Ministério e que em breve estaria concluído.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet