Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Agricultores familiares brasileiros participam de feira de alimentos no Peru

Uma mostra de produtos da agricultura familiar brasileira será exposta na 6ª edição da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa do evento e proporciona a agricultores familiares brasileiros a oportunidade de expor seus produtos e prospectar novos negócios. O evento, com duração de três dias, começa nesta terça-feira (27) e vai até sexta-feira (29), em Lima, capital do Peru.

O estande do MDA, Brasil - Agricultura Familiar, vai reunir produtos como castanha do Brasil, café, arroz, suco de uva e espumante de cooperativas brasileiras selecionadas por meio de chamada pública. No espaço, também serão exibidos produtos de empresas da Argentina e do Uruguai – países membros da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), grupo instituído com o objetivo de incentivar a atividade na América do Sul.

A analista de promoção comercial da Assessoria Internacional do MDA, Heloísia Fontes, conta que no evento, representantes da REAF vão avaliar a possibilidade da criação de uma agenda regional de comércio para ampliar a parceria entre os países e fomentar a atividade agrária no continente. “Queremos abrir mercado em uma região que é muito importante para o Brasil”.

Uma das empresas selecionadas para o intercâmbio é a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), que atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O representante de exportação, Rodrigo Veiga, explica que a cooperativa já participou de duas edições da Expoalimentare, mas a expectativa é ainda mais otimista com a participação do MDA. “O Peru é um dos países da América Latina que mais importam nosso produto, o arroz. Será uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e conquistar novos mercados”, aposta.

A Expoalimentaria reúne os segmentos de alimentação e bebidas, máquinas, equipamentos, insumos, containers e embalagens, serviços, restaurantes e gastronomia. Ao total, serão 550 expositores, de mais de 20 países. A expectativa é que a mostra receba cerca de 30 mil pessoas de todo o mundo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet