Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

OPORTUNIDADE

Capacitação em cafeicultura passa a ser ofertada este mês pelo Senar-MT

Foto: Reprodução/Internet

Capacitação em cafeicultura passa a ser ofertada este mês pelo Senar-MT
Sete treinamentos ligados a cadeia produtiva do café passam a ser ofertados em Mato Grosso em setembro. A cultura no Estado ainda é pequena. Somente em 2014 cerca de 169,8 mil sacas de 60 quilos de café foram colhidas.

Os treinamentos serão ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), após uma solicitação do Sindicato Rural de Rondolandia que apresentou a necessidade de capacitação na cadeia produtiva de café em Mato Grosso. Com a entrada da cultura Mato Grosso passa a ter 15 cadeias produtivas atendidas pelo Senar-MT com capacitação.

Segundo o Senar-MT, serão disponibilizados sete treinamentos na cafeicultura: Adubação Manual e mecanizada da lavoura de café; Colheita de café; Formação da lavoura de café; Manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro; Poda manual e mecanizada do café; Pós colheita do café via seca e úmida; e Produção de mudas de café.

Leia também
Senar-MT abre mais de 5 mil vagas em 392 treinamentos
Curso de identificação de árvores e madeiras serão ministrada em setembro em Sinop

Entre os dias 1º e 4 de setembro será realizado o primeiro treinamento sobre "Formação de Lavoura" com carga horária de 24 horas. Já entre 22 e 25 de setembro será a vez do treinamento de "Poda manual e mecanizada de café" com 32 horas de duração. As aulas serão ministradas no com turmas compostas por 10 participantes e a mobilização dos mesmos está a cargo do Sindicato Rural de Rondolandia, comenta o Senar-MT.

O solo forte e o clima de Rondônia, Estado vizinho de Rondonlandia, são alguns dos fatores que levaram o Sindicado Rural da cidade mato-grossense a solicitar treinamentos na cafeicultura, como relata o gerente sindical de Rondolandia, Edimar Ricarte. Ele salienta que é natural que características de solo e clima ultrapassem a divisa geográfica. "A prefeitura de Rondolandia está com um projeto que incentiva a produção do café clonal e agora os produtores estão estimulados, ainda mais que houve melhora no preço do grão", comenta Edimar, em nota do Senar-MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet