Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

futuros produtores

Projeto forma 24 futuros jovens produtores mato-grossense; Veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar e Assessoria Famato

Projeto forma 24 futuros jovens produtores mato-grossense; Veja fotos
Interesse em dar continuidade aos passos dos pais, melhor relacionamento familiar e conhecimento da porteira para fora. Estes são alguns pontos elencados pelos 24 jovens da primeira turma do Projeto Futuros Produtores do Brasil que se formaram nesta sexta-feira (10), após dois anos de aprendizado sobre sucessão familiar, logística, mercado de commodities, biotecnologia, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, entre outros.

O Projeto Futuros Produtores do Brasil teve início em 2013 e é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O projeto hoje está em seu segundo ano e conta com uma segunda turma.

Nathalia Becker de Olveira, de Tapurah, é a caçula da turma que iniciou no projeto em 2013. Segundo a jovem, que hoje cursa o terceiro ano do ensino médio, o Projeto Futuros Produtores do Brasil despertou um interesse que não havia dentro de si. “Não tinha interesse em seguir os passos do meu pai, porém a pedido dele entrei no projeto. Vi que o agronegócio não é só plantar. Tudo isso me interessou a ponto de me ajudar a escolher a faculdade de agronomia. Outro ponto que o projeto ajudou foi no relacionamento com meus pais. Hoje, eles percebem que criei interesse em dar continuidade aos negócios da família”.

Leia também
Administrar o negócio é mais difícil que suceder, frisam produtores e empresários; Veja fotos
iLPF instiga jovens de programa voltado para a gestão familiar no campo; Veja fotos

Para Lucas Matsuo Obuti, de Carlinda, o que viveu nestes dois anos dentro do projeto nada mais foi do que uma “faculdade”. “No começo achava que isso era algo de curto prazo e já no primeiro encontro o ano passado vi que não. Queria que tivesse uma terceira fase. Um conselho que dou para quem não se inscreveu nas duas primeiras turmas é que busque essa oportunidade se houver continuidade o ano que vem”.

Nestes dois anos do Projeto Futuros Produtores do Brasil a turma que se formou percorreu propriedades rurais de Mato Grosso, como do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde, aonde puderam conhecer um pouco mais sobre produção de algodão, milho e até mesmo piscicultura. Visitaram ainda em 2013 a propriedade do pecuarista Mário Candia, em Poconé, para ter noções de pecuária. O grupo ainda visitou uma propriedade case de sucesso no Estado de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Nova Canaã do Norte, que pertence ao produtor Mário Wolf, além da Bolsa de Valores BM&F, o Porto de Santos, a Monsanto, a Basf e uma propriedade de café no Estado de São Paulo.

Conforme o presidente da Famato, Normando Corral, é de responsabilidade dos produtores manter viva a terra e a sociedade. Para ele produtores estes jovens já são, pois vem de sangue.

Pais orgulhosos

Para os pais dos formandos do Projeto Futuros Produtores do Brasil a interação vivida por seus filhos foi muito importante, não apenas para eles (jovens), mas para todos. “Isso é uma formação de produtores da porteira para fora, pois eles já conhecem como funciona da porteira para dentro. Eles agora viram que precisam lutar por outras coisas, como é o caso da logística”, comentou o produtor de Sorriso e presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz, cujo filho Matheus Lenz é um dos 24 formandos.

Na opinião de Nelson Obuti, pai de Lucas Matsuo Obuti, o aproveitamento do que foi ensinado não foi apenas do filho, mas de todos em casa. “Meu filho tinha optado pela medicina veterinária e aqui ele pode ter uma noção de agricultura também. O projeto está abrindo a visão dos jovens para o agronegócio”.

“Minha filha não acompanhava e não apresentava interesse e hoje possui uma visão totalmente diferente. O projeto trará ótimos resultados para Mato Grosso”, pontua o pai de Nathalia Becker de Oliveira, Silvésio de Oliveira, que é produtor em Tapurah e presidente do Sindicato Rural do município.

Confira uma galeria de fotos desde o primeiro encontro da turma formanda.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet