Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

1º a 30 de novembro

Capacitação é essencial para vacinação da febre aftosa; Nova etapa de imunização começa dia 1º de novembro

Foto: Reprodução/Internet

Capacitação é essencial para vacinação da febre aftosa; Nova etapa de imunização começa dia 1º de novembro
A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso terá início dentro de 18 dias. A expectativa é que sejam imunizadas 28 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos de todas as idades, localizados em cerca de 100 mil propriedades rurais no Estado. A não vacinação pode implicar ao pecuarista uma multa de R$ 230,28 por cabeça. A capacitação de pessoas para a realização da vacinação é essencial para evitar que o animal fique estressado e venha a ter seu sistema imunológico afetado pela sua situação.

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), entre outubro e novembro, seis treinamentos voltados para a aplicação de vacinas anti Febre Aftosa e Brucelose em bovinos e bubalinos serão ministrados nos municípios de Guarantã do Norte, Luciara, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, Pedra Preta e Arenapolis, em parceria com os Sindicatos Rurais.

Leia também
Quilo da carne bovina sobe 21% em 10 meses; Exportações 19,5%

O Senar-MT, revela que conta em seu portfólio de treinamentos o aperfeiçoamento de 24 horas "Agente sanitário em saúde animal", com o intuito de ensinar como se aplicam as vacinas. Conforme o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, José Oliveira Aguiar Filho, a vacinação realizada de forma adequada e menos agressiva possível evita que o animal venha a se estressar, pois "Animal estressado representa sistema imunológico comprometido".

Além disso, uma aplicação mal sucedida pode trazer prejuízos econômicos ao pecuarista, como uma desvalorização do preço pago pela arroba do animal pelo frigorífico. "O local correto da aplicação é a tábua do pescoço do animal, onde se encontra a carne menos nobre, se a aplicação for feita na traseira esse animal pode ter seu valor reduzido pelo frigorífico e até mesmo ter a carcaça condenada", explica o instrutor
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet