Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Embrapa discute estratégias de diferenciação de carne de cordeiro

A Embrapa Pecuária Sul realiza reunião técnica do projeto “Desenho de uma estratégia para diferenciação de produtos da agricultura famíliar sobre a base de seu vínculo com o território”, reunindo em Bagé pesquisadores e técnicos estrangeiros e do país.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Embrapa e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária da Argentina (INTA) e financiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), contando com apoio do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur).

O projeto entre a Embrapa Pecuária Sul e o INTA prevê a troca de experiências e a definição de estratégias para a diferenciação de carne de ovinos nos mercados consumidores. Estão sendo desenvolvidas ações que levem a essa diferenciação do cordeiro do Alto Camaquã, região que engloba sete municípios da região Sul do Rio Grande do Sul, e do cordeiro da Mesopotâmia argentina, incluindo as províncias de Corrientes e Entre Rios.

Participam da reunião, representantes dos centros de pesquisa dos dois países, do instituto de pesquisa agropecuária (INRA) da França, do Ministério da Agricultura, das Secretarias de estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, dos produtores da Rede Alto Camaquã, comercializadores de carne ovina, prefeituras da região e da sociedade civil organizada.

A programação prevê uma visita a um produtor de Pinheiro Machado, debates e discussões sobre os casos do Alto Camaquã e do cordeiro Mesopotâmico. Já o pesquisador francês François Casabianca vai falar sobre a experiência francesa de diferenciação de produtos típicos, servindo de suporte para o debate que se segue sobre as potencialidades das estratégias de distinção da carne de cordeiro. 

Os trabalhos prosseguem nos dias 07, 08 e 09, na cidade de Curuzú Cuatiá, na Argentina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet