Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Agricultura cria conselho para ajudar o desenvolvimento da indústria de cacau

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (10) a criação do Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Cacau (CDAC). Uma de suas principais funções será a de estudar e propor uma política agrícola específica para o setor cacaueiro.

Além da política voltada ao cacau, o Conselho também deve acompanhar a execução dos programas do agronegócio do produto, especialmente para checar o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelos rumos da política agrícola escolhida. A criação de comissões regionais voltadas ao desenvolvimento do setor também é um dos objetivos do CDAC
.
Após a montagem da estrutura das comissões, serão criados sistemas de análise e informação sobre a conjuntura econômica e social da atividade cacaueira para que se faça um monitoramento dos objetivos e progressos destas instâncias.

Outro importante objetivo do CDAC é de propor ações que visam adequar a oferta do cacau ao mercado interno e externo.

A comissão será formada por membros de vários ministérios e secretarias públicas, além de associações, comissões e representantes de produtores e trabalhadores da indústria cacaueira.
O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de cacau do mundo, produzindo, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), cerca de 287 mil toneladas do grão no ano de 2014. O dado mostra o quanto o país evoluiu sua produção, que em 2003, mal passava de 170 mil toneladas/ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet