Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

Renda agrícola mostra dimensão do poder da agropecuária em MT

O crescimento econômico de Mato Grosso na agropecuária pode ser explicado por meio de seu Valor Bruto da Produção (VBP), que ao ano cresce em média 18%, enquanto no Paraná cerca de 10% e São Paulo 2%.

Até julho, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o VBP de Mato Grosso estava em 34,648 bilhões, em decorrência aos altos preços pagos pelas commodities da soja e milho. Para a safra 2012/2013 há perspectiva de queda de 15% caso os Estados Unidos e o Sul do país se recuperem.

“Estes crescimentos anuais médios de 18% apresentados pelo Mapa é que mostram a tendência de Mato Grosso seguir liderando e consequentemente o Centro-Oeste. Ao menos até o final do ano será assim”, diz a analista de mercado do Imea, Gemelli Lyra. Segundo o diretor-administrativo e financeiro da Famato e Aprosoja-MT, Nelson Piccoli, agregação de valores em termos de produtividade não deverá crescer tanto, assim como na safra 11/12 no próximo ciclo.

“Só tivemos estes resultados devido o valor financeiro decorrente, em especial, da quebra nos Estados Unidos. Em 2013 o VBP deve recuar de 10% a 15%, principalmente para a soja e milho, pois não sabemos como os preços das commodities se comportarão, caso os EUA se recuperem”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet