Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

Presidente da CNA destaca a importância estratégica de preservar as nascentes de água

O produtor rural tem como preocupação e estratégia a conservação da água, evitando desperdício e garantindo que os alimentos cheguem saudáveis e seguros para o consumo da família brasileira, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, ao destacar o lançamento do Programa Nacional de Proteção de Nascentes, neste domingo (22), às 10h da manhã,. A iniciativa faz parte das celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado na mesma data. A meta é proteger mil nascentes neste ano em áreas rurais de todo o País.

No evento, serão distribuídos brindes e material informativo sobre o passo a passo para a proteção das nascentes. Quem for ao local também poderá assistir a shows dos cantores brasilienses Célia Porto, Renato Mattos e da banda Liga Tripa, além da apresentação da companhia de circo Cia. Circênicos.

ENTREVISTA:
P: Por que a CNA está lançando o Programa de Proteção às Nascentes?
R: O produtor rural é um dos mais preocupados com a conservação da água, porque a água de qualidade irá garantir produção de qualidade, permitindo que os brasileiros tenham à mesa alimentos saudáveis e seguros para o consumo. Assim, para manter o nossos mananciais de água, um dos nossos maiores patrimônios, precisamos proteger os locais de onde vêm a água que utilizamos para produzir e para beber, que são as nascentes. O evento será realizado em Brasília, no Parque Olhos D’água, local que tem uma das nascentes mais importantes da capital federal. Convido a todos para estarem presentes, participando deste importante projeto da CNA.

P: Qual o objetivo do programa?
R: Queremos mobilizar e sensibilizar não apenas quem vive no campo, mas, também, a população das grandes cidades sobre a importância estratégica de se proteger nossas nascentes. A meta do programa, para este ano, é garantir a preservação de mil nascentes nas áreas rurais do país. Assim, estaremos preservando não apenas nossa água, mas também nossos rios, nosso solo e nossa biodiversidade, que é uma das mais ricas do mundo.

P: O que é preciso fazer para proteger nossas nascentes?
R: É um processo muito simples. Basta seguir apenas cinco passos. O primeiro deles é identificar o tipo de nascente. Depois, cercar a nascente para protegê-la e limpar a área em volta da mesma para não obstruir o curso natural da água. Após estes três procedimentos, a próxima etapa é conservar o solo da nascente e, assim, evitar desgaste e erosão. E, por último, fazer o replantio de espécies nativas. Proteger o solo, mantendo a vegetação típica de cada região, é uma das formas mais eficientes de garantir a nascente. Quem for ao lançamento receberá material informativo e assistirá a uma demonstração prática sobre como proteger as nascentes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet