Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

CRESCE MT

Extensão territorial não é desculpa para analfabetismo no campo em Mato Grosso

Foto: Lucas Brandão Lopes/Mercatto

Mário Sérgio Cortella

Mário Sérgio Cortella

“O analfabetismo no Brasil é uma doença inaceitável. Mato Grosso tem um percentual até mais elevado, do que a média nacional, por conta de sua natureza de extensão territorial. Isso é algo que um Estado como Mato Grosso tem de recusar”. A declaração é do educador e filosofo Mário Sérgio Cortella, um dos palestrantes do Cresce MT, nesta terça-feira (14), em Cuiabá. O evento contou ainda com palestras do economista e jornalista Ricardo Amorim e do agrônomo Xico Graziano.

Mato Grosso possui cerca de 12% da sua população no campo analfabeta. De acordo com o economista e jornalista Ricardo Amorim a educação é o jeito para a situação econômica e política vivida pelo Brasil. “Ouço muita gente dizer que o Brasil não tem mais jeito, mas tem. A educação é o jeito. Especificamente no caso de Mato Grosso ainda que a ideia de muitas pessoas seja a de que em uma economia agrícola o componente educação e o componente tecnologia teoricamente teriam papel menor eu discordo. Se for ver o sucesso de Mato Grosso nas últimas duas décadas foi o Estado que mais cresceu no Brasil e isso tem a ver em grande parte com avanços tecnológicos”.

Leia mais:
Mato Grosso tem 12% da população no campo analfabeta; Setor produtivo visa mudar situação
Crise político-econômica deve seguir até 2016, estima Ciro Gomes

Mais de 1,4 mil pessoas participaram o primeiro Cresce MT e segundo os especialistas a educação tem diversos papeis, como a garantia da emancipação de uma pessoa para ser dona das próprias ações. Fato este ressaltado pelo filosofo Mário Sérgio Cortella.

A educação, destaca Ricardo Amorim, é voltada historicamente para trazer conhecimento. “O conhecimento está mais acessível. Não conheço nenhum professor que conheça mais que o Google. O conhecimento está lá. Está em toda a parte. O que precisamos é aprender a separar o joio do trigo. Saber o que importa e o que não importa. Saber como usá-lo (conhecimento). No caso de Mato Grosso isso vale completamente”. Segundo Ricardo Amorim, o futuro de Mato Grosso é seguir crescendo e com mais qualidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet