Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Emprego

Secretaria e ministério discutem portaria que prevê inclusão racial no emprego

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino, informou hoje (13) que está discutindo com o Ministério do Trabalho e Emprego os termos de uma portaria para estabelecer políticas de governo que estimulem a inclusão racial durante o processo de contratação de mão de obra.

“Temos dados que mostram que o campo do trabalho é ainda de profunda desigualdade racial entre negros e brancos”, observou. Segundo ela, é preciso que os programas e as ações do Ministério do Trabalho também visem à inclusão racial. De acordo com a ministra, a ação do Ministério do Trabalho constituirá uma etapa para que, com a ajuda dos sindicatos, movimentos sociais e de outros ministérios, “haja projetos e programas implementados a partir da assinatura da portaria”.

Nilma Lino explicou que o objetivo é superar a discriminação racial. Hoje, dia em que se celebra a abolição da escravatura no Brasil, a ministra participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, mostraram que a renda dos negros corresponde a 57,4% da remuneração dos brancos, percentual maior que os 48,4% registrados em 2003. Enquanto a população de cor branca teve rendimento médio de R$ 2.396,74 em 2013, a população preta e parda recebeu em média R$ 1.374,79 por mês.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet