Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

precaução

Taques afirma tirar distrito de dentro de reserva para evitar nova Suiá Missú

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Taques afirma tirar distrito de dentro de reserva para evitar nova Suiá Missú
O governador de Pedro Taques afirmou nesta terça-feira (02) que irá retirar o distrito de Guariba de dentro da Reserva Roosevelt para evitar "uma nova Suiá Missú em Mato Grosso". A declaração do governador foi dada durante uma audiência pública em Colniza (distante 1.050 km de Cuiabá). A retirada do distrito que fica a 150 km de Colniza, é uma das maiores reivindicações de pequenos produtores do município.

A localização do distrito de Guariba dentro da Reserva Roosevelt é considerado pelos moradores do distrito como um dos principais entraves para a utilização de área de floresta de forma sustentável.

Leia mais:
Governo reforça combate ao desmatamento ilegal no município de Colniza em audiência pública
Taques promete melhorias urgentes ao setor florestal e sanciona lei

“Não vamos ter uma nova Suiá Missú em Mato Grosso (sobre o caso de ocupação de pequenos produtores em área indígena). Vamos corrigir esse problema e deixar o distrito de fora da reserva”, declarou Taques.

Pedro Taques prometeu ainda que irá retornar a Colniza, onde irá visitar o distrito de Guariba e também irá estender a viagem até Aripuanã.

Na audiência pública, realizada na Escola Municipal Bom Jesus, pequenos produtores com faixas cobraram do governo de Mato Grosso a regularização fundiária e ambiental de suas terras, para que assim possam acessar aos programas federais de incentivo a agricultura familiar.

O prefeito de Colniza, Assis Raupp, reforçou o pedido dos moradores e pequenos produtores quando a regularização fundiária pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Segundo ele, a regularização dá mais segurança jurídica para as famílias. “Nosso município tem cinco mil pessoas vivendo em assentamentos e essas pessoas cobram acesso a programas como Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar)”. Na oportunidade Assis Raupp cobrou recursos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Colniza, além de melhorias na MT-206 que liga o município aos distritos de Guariba e Três Fronteiras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet