Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

RAÇA GIR

Torneio leiteiro começa neste domingo antecedendo abertura da 31ª Exponop

A estimativa é de que o torneio gere uma produção diária de cerca de 300 litros de leite. O material será resfriado e doado a instituições da região.

Foto: Imagem ilustrativa

Torneio leiteiro começa neste domingo antecedendo abertura da 31ª Exponop
Começa, neste domingo (7), em Sinop, o 1º Torneio de Gir Leiteiro, que será realizado dentro da programação que antecede a abertura oficial da 31ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop). Realizado pela primeira vez, o torneio ocorrerá até quarta-feira (10), no parque de exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).

O 1º Torneio de Gir Leiteiro irá avaliar a capacidade produtiva e evolução da raça em Mato Grosso. Durante os quatro dias do evento, a produção de leite dos animais será avaliada pelo zootecnista e juiz da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, Fausto Cerqueira Gomes.

A estimativa é de que o torneio gere uma produção diária de cerca de 300 litros de leite. O material será resfriado e doado a instituições da região. Os bovinos do torneio começaram a chegar ao parque de exposições nesta quarta-feira (3). Os animais estão sendo pesados e medidos para a competição.

Leia mais:
Refrigeradores de leite são entregues para 24 municípios
Senar lança programa para capacitar cadeia produtiva do leite

O Gir Leiteiro é uma raça indiana, destaque nacional por sua evolução genética e capacidade leiteira. De acordo com o membro de Comissão de Identificação, Pesagem e Julgamento de Animais, Bruno Mazzaro, esses bovinos são submetidos a dietas nutricionais e manejos de produção diferenciados para que alcancem o máximo de desempenho genético possível.

“Nessas provas podemos avaliar como está a evolução do Gir com relação ao seu aprimoramento genético, repercutindo inclusive no fator comercial por se tratar de uma raça com melhor produção a baixos índices de investimento”, acrescenta Mazzaro, por meio da assessoria de comunicação da Acrinorte.

O torneio será realizado através de uma parceria entre a Acrinorte e a Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do Estado de Mato Grosso (Acgil/MT). A 31ª Exponop será realizada de 10 a 14 de junho, no Parque de Exposições, em Sinop.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet