Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

SENAR Tec Leite

Assistência técnica pode auxiliar para aumento da produção de leite em Mato Grosso

Foto: Rafael Manzutti

Assistência técnica pode auxiliar para aumento da produção de leite em Mato Grosso
A ampliação da assistência técnica pode auxiliar no aumento da produção de leite em Mato Grosso. Hoje, o Estado é o 8º maior produtor de leite do Brasil e aproximadamente 2,9% dos produtores contam com assistência técnica. O programa Senar Tec Leite irá beneficiar 120 produtores de leite de Pontes e Lacerda com assistência técnica.

Em 10 anos a produção de leite no Estado aumentou 154%, entretanto corresponde a apenas 3% da produção nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção anual de leite de Mato Grosso é de 618 milhões de litros.

Um levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que no Estado em torno de 2,9% dos produtores de leite possuem assistência técnica, sendo que 2,6% recebem orientação dos laticínios e 0,3% assistência técnica do setor público.

Leia mais:
Senar lança programa para capacitar cadeia produtiva do leite
Senar-MT lança aplicativo móvel com divulgação de cursos e programas

Na região de Pontes e Lacerda 120 produtores de leite serão beneficiados com o programa Senar Tec Leite, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O programa terá a parceria em Pontes e Lacerda do Sindicato Rural do município e outros parceiros.

Conforme o supervisor de assistência técnica do Senar-MT, Giovani Peres, um cadastramentos dos produtores está sendo realizado na região. Os produtores da localidade interessados em participar do programa podem procurar o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda pelo telefone (65) 3266-3725. O Senar-MT salienta que uma visita técnica será realizada na propriedade para identificar se o perfil do produtor se enquadra ao projeto lançado ao final de maio.

"Com a implantação do programa o produtor poderá, a partir da geração de dados informativos da realidade produtiva e financeira da sua atividade, tomar as decisões mais seguras, sempre pautadas na eficiência, sem o uso do 'achismo'. Poderá fazer a aplicação de técnicas visando a sustentabilidade de seu negócio", pontua o supervisor de assistência técnica do Senar-MT, Giovani Peres.

As atividades em Pontes e Lacerda de assistência técnica terão início em 05 de agosto. "A assistência técnica vem para capacitar os produtores rurais, transportadores e os técnicos dos laticínios, abrangendo uma grande gama da cadeia produtiva. O Senar Tec Leite contará com um software para gestão da propriedade rural e controle de indicadores de produção", salienta o gerente de Educação Formal e Assistência Técnica do Senar-MT, Armando Urenha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet