Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

LIBERADA

União Europeia aprova soja transgênica com tecnologia brasileira

Foto: Imagem ilustrativa

União Europeia aprova soja transgênica com tecnologia brasileira
A União Europeia aprovou a soja transgênica Cultivance, desenvolvida pela Basf e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A espécie deve ser lançada no mercado no segundo semestre de 2015, e estará disponível para parte das regiões produtoras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

A autorização técnica é considerada importante para o início da comercialização das sementes, uma vez que a União Europeia é importante comprador da soja brasileira. Dos dez principais destinos da oleaginosa produzida em Mato Grosso, por exemplo, cinco são daquele bloco econômico (Holanda, Espanha, Reino Unido, Noruega e Portugal).

Leia mais:
Safra 14/15 de milho é ‘mais um problema instalado’, declaram produtores
Proposta de marco regulatório do biodiesel será apresentada na Conferência do Clima

Segundo a Basf, o sistema de produção combina cultivos de soja geneticamente modificada, de grande potencial genético, ao uso de herbicidas de amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas.

A empresa assegura que a soja Cultivance passou por diversos estudos agronômicos, ambientais e de equivalência nutricional que atestaram sua segurança para o cultivo, consumo humano e animal.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberou a comercialização da soja Cultivance, em dezembro de 2009. Desde então, foi iniciado o processo para a aprovação da tecnologia em países importadores da soja brasileira, incluindo Estados Unidos, China, Japão e, por fim, a União Europeia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet