Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Questões Fundiárias

IMEDIATO

Intervenção do Incra Nacional em Mato Grosso é cobrada durante reunião

Foto: Assessória Zé Carlos do Pátio

Intervenção do Incra Nacional em Mato Grosso é cobrada durante reunião
A troca da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso e revisão das vistorias feitas nas fazendas foram algumas das cobranças recebidas pelo vice-presidente do Incra, Leonardo Góes da Silva, durante reunião nesta segunda-feira (29). As cobranças partiram do deputado federal de Mato Grosso Zé Carlos do Pátio (SD) diante a situação constatada no estado do órgão e diversos conflitos.

Em 12 anos, de acordo com Zé Carlos do Pátio, nenhum acampamento novo foi criado. Entre os pontos cobrados, além da troca da superintendência, estava a revisão das vistorias feitas nas fazendas que foram consideradas improdutivas pelo próprio Incra, mesmo existindo algum tipo de plantação na região.

Leia mais:
Paulo Taques reabre diálogo de Mato Grosso com Conab para ressarcimento de dívida de R$ 600 milhões que se arrasta por duas décadas
Operação da Sema localiza 7,8 mil/ha de desmatamento em Mato Grosso

A reunião contou com a presença de 12 representantes do Movimento Sem Terra, que acompanhavam o deputado federal de Mato Grosso, além do senador José Medeiros (PPS-MT). “Não foi criado nenhum novo acampamento nos últimos 12 anos, a única coisa que o Governo Federal fez foi ajudar quem já estava assentado. Precisamos de mais atenção, por isso, peço prazos para que sejam feitas todas as vistorias novamente”, pontuou Pátio.

Zé Carlos do Pátio destacou ao vice-presidente do Incra que diversos acordos foram firmados e nenhum cumprido.

Na reunião o vice-presidente do Incra, Leonardo Góes, salientou que pedidos como vistoria de processos parados e revisão das ações que os Movimentos contestam podem ser atendidos prontamente. Góes pontuou, ainda, para que tais pedidos que possam ser solucionados de imediato basta fazer um encaminhamento de um funcionário de Brasília para Mato Grosso, contudo quanto à troca da superintendência no Estado o processo é algo mais político do que administrativo dentro do próprio Instituto. “Vamos sair dessa reunião com as vistorias já prontas para serem encaminhadas, isso não vai ser difícil de atender. Mas com relação a troca da administração, não há nada que posso fazer sozinho, pois isso trata de uma questão política”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet