Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Questões Fundiárias

INVASÃO DE TERRAS

Projeto torna crime vistoriar e legalizar terras invadidas independente da produtividade

Foto: Imagem ilustrativa

Pelo texto, a invasão será penalizada independentemente da produtividade da terra

Pelo texto, a invasão será penalizada independentemente da produtividade da terra

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (7), proposta que busca coibir a invasão de imóveis rurais. O texto define que é crime vistoriar e legalizar áreas invadidas para fins de reforma agrária, independente da produtividade da terra. O projeto foi encaminhado para ser colocado em votação no plenário.

A proposta altera o Código Penal e a Lei da Reforma Agrária. Em relação ao código, ela acrescenta inciso para incluir, entre os crimes de falsificação de documento público, a modificação fraudulenta do cadastro da reforma agrária com informações sobre as áreas desapropriadas, clientelas de trabalhadores rurais para fins de assentamento, assentados e titulares de imóvel rural. A pena prevista é reclusão de dois a seis anos e multa.

Leia mais:
Mato Grosso tem R$ 1 bi destinado pelo Plano Safra da Agricultura Familiar
Governo federal destina R$ 800 milhões para a agricultura familiar de MT

O projeto também muda a Lei da Reforma Agrária para imputar criminalmente quem descumprir as proibições relativas à desapropriação de imóveis invadidos. Atualmente, há apenas a responsabilização civil e administrativa de quem vistoriar, avaliar ou desapropriar o imóvel rural objeto de invasão, em um prazo de dois anos após sua desocupação.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Paes Landim (PTB-PI), que unifica o Projeto de Lei 6480/09, do ex-deputado Moreira Mendes, com proposta apensada (PL 8292/14), do deputado Diego Andrade (PSD-MG).

Para Landim, a invasão de terra não pode ser um meio para acelerar processo de reforma agrária. “É inadmissível que invasores de propriedades rurais se beneficiem dessa prática criminosa para obter benefícios da reforma agrária”, disse.

Pelo texto, a invasão será penalizada independentemente da produtividade da terra, informa a Agência Câmara.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet