Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Bolsas asiáticas caem para perto de mínimas com temor sobre China

O índice que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía para perto das mínimas deste ano nesta segunda-feira (3), acompanhando as persistentes perdas nos mercados de commodities e reagindo a novos receios sobre desaceleração da economia da China.

Às 7h26 (horário de Brasília), o índice MSCI recuava 1,06%. Os papéis que mais perdiam eram dos setores financeiro e aqueles cuja performance tem ligação próxima com o crescimento econômico. A mínima do índice neste ano foi marcada em 8 de julho.

O índice de Xangai apresentou queda de 1,11%.

Em um golpe contra o ânimo nos mercados, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da Caixin mostrou que a atividade industrial da China caiu mais que o estimado inicialmente em julho, a maior contração em dois anos, com queda em novas encomendas.

"Acreditamos que o pânico no mercado acionário no começo de julho esfriou a atividade econômica, que é o que os PMIs da indústria indicaram", disse o economista da ING Tim Condon em nota a clientes antes da divulgação do PMI da Caixin.

Já estrategistas do Barclays escreveram: "Acreditamos que o ambiente macro continua desafiador para ativos de mercados emergentes em meio a fatores desfavoráveis, como preços baixos de commodities, preocupações com a China e o aproximação do ciclo de aperto monetário do Fed".

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,18%, a 20.548 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,91%, a 24.411 pontos.
Em XANGAI, o índice SSE perdeu 1,11%, a 3.622 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,07%, a 2.008 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,63%, a 8.524 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,30%, a 3.192 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,35%, a 5.679 pontos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet