Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

INDEA E MAPA

Veterinários são capacitados para avaliar existência de influenza aviária em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Veterinários são capacitados para avaliar existência de influenza aviária em Mato Grosso
Médicos veterinários em Mato Grosso estão sendo capacitados avaliar a circulação dos vírus da influenza aviária (IA) e da doença de Newcastle (DNC) em granjas avícolas comerciais em Mato Grosso. São três dias de treinamento de como realizar o monitoramento e prevenção da ocorrência de doenças emergenciais.

Ao todo são 25 médicos veterinários que participam do treinamento “Estudo para Avaliação de Circulação dos vírus da influenza aviária e da doença de Newcastle em plantéis avícolas industriais do Estado e Mato Grosso”. A capacitação teve início nesta terça-feira (11) e segue até quinta-feira (13) na Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa), em Várzea Grande.

Mato Grosso possui hoje 616 granjas comerciais para a produção de aves para abate e produção de ovos. “A realização do estudo é de extrema importância para avaliar se há circulação viral no Estado. A previsão para o início do estudo é para o mês de setembro e deve levar em torno de três meses para a execução", explica a diretora técnica do Indea, Daniella Soares de Almeida Bueno.

Leia mais:
Veterinários são capacitados para controle da febre aftosa em Mato Grosso; três são da Bolívia
Indea emite 85 autos de infração em 30 dias de vazio sanitário da soja

Os profissionais são capacitados por meio de um convênio entre o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o Indea, os médicos veterinários do Instituto e do MAPA serão capacitados para a realização da coleta de material sorológico e envio para avaliar a circulação dos vírus da influenza aviária (IA) e da doença de Newcastle (DNC) em granjas avícolas comerciais em Mato Grosso.

O treinamento faz parte do Programa Nacional de Sanidade Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet