Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Emprego

Dia D: Dias defende, no Rio, a importância da inclusão de deficientes no mercado

25 Set 2015 - 14:40

Assessoria de Imprensa Ministério do Trabalho e Emprego

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, abriu nesta sexta-feira (25), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), no Rio de Janeiro, o “Dia D” da Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. Mais cedo, Dias participou do seminário sobre a Campanha Estadual de Segurança e Saúde nos Postos de Combustíveis.

Resultado da parceria do Governo Federal com estados e municípios, o "Dia D" promove o encontro entre trabalhadores e empresas para facilitar a intermediação direta das vagas disponíveis. Outro ponto fundamental é o estímulo ao cumprimento da legislação que estabelece as cotas para contratação desse público.

"A geração de oportunidades para todos os brasileiros é um compromisso do atual governo, pois a inclusão modifica o futuro de um país, que é uma potência. A crise está afetando a Europa, mas os países do G-20, que reúnem as maiores economias do mundo, divulgam o Brasil como exemplo nas áreas sociais e de emprego", destacou o ministro.

"São cidadãos (as pessoas com deficiência) capacitados e preparados que estão dispostas a trabalhar e, assim, contribuir ainda mais com o país. Além da entrada no mercado, a iniciativa garante uma perspectiva de melhor qualidade de vida para esse público", explicou Dias. "Aqui no Rio, são 23 mil pessoas que ingressaram no mercado, segundo a RAIS 2014. No Brasil, foram mais de 381 mil vagas para esse público", completou.

Com a expectativa de receber mais de mil pessoas, o evento também contou com a presença do secretário estadual de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira; do secretário municipal de Trabalho e Renda, Augusto Ribeiro; da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dulce Martins; do superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Antônio Albuquerque; do gerente executivo do INSS, Flávio Vieira, e do presidente da Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceterj), Lauderino da Costa.

Ao longo do dia, o público poderá participar de debates e palestras que estimulam a conscientização para uma causa que vem ampliando a eficiência de seus resultados nos últimos anos. Segundo a RAIS de 2014, a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresceu

Trabalho decente - No auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, no Rio de Janeiro, Manoel Dias abriu o seminário sobre a Campanha Estadual de Segurança e Saúde nos Postos de Combustíveis. "A prioridade do Ministério passa pela qualificação profissional e proteção ao trabalhador. Esses vetores vão garantir a manutenção do desenvolvimento e crescimento do Brasil", destacou o ministro.

Resultado da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (SINPOSPETRO-RJ) e o TRT, o evento ofereceu à categoria, a partir de palestras e debates, orientações sobre prevenção de danos à saúde e acidentes no local de trabalho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet