Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

sementes

Aprosmat comemora 35 anos em noite de festas e homenagens

Foto: Assessoria Aprosmat

Aprosmat comemora 35 anos em noite de festas e homenagens
Em uma noite de festa e homenagens a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizou ontem (02/10), a cerimônia de comemoração aos 35 anos de história. O evento reuniu na cidade de Rondonópolis (213 km de Cuiabá) importantes personalidades do setor do agronegócio brasileiro.

A festa contou com a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques o vice-governador, Carlos Fávaro e secretários. Na ocasião a diretoria da Aprosmat prestou homenagem a pessoas que contribuíram para a história da entidade, como o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rondonópolis, Hermínio J. Barreto, as funcionárias mais antigas, Lunair Rodrigues Lopes e Janice Moreira Matos. Também foram homenageados os profissionais ligados ao setor sementeiro com mais tempo de atividade, Valdevino Aparecido de Souza (representante de vendas), Gladir Tomazelli (responsável técnico) e Pedro Alceu Mokfa (operador de UBS).

Leia mais:
Justiça determina apreensão de 235 toneladas de sementes ilegais em Mato Grosso

O momento de muita emoção foi conduzido pelo presidente da entidade, Carlos Ernesto Augustin, quando os ex-dirigentes presentes na festa, Arno Shinaider, Gilberto Flávio Goellner, Álvaro Lourenço Ortolan Salles, Edeon Vaz Ferreira, Elton Hamer e Pierre Marie Jean Patriat relataram suas experiências à frente da Aprosmat.

A Associação consolida-se por defender a qualidade do setor sementeiro no Estado. Criada 10 de junho de 1980, com objetivo de incentivar e expandir a produção de sementes no Estado de Mato Grosso com disciplina, organização e ética. No mercado cada vez mais competitivo, qualidade é a palavra que tem dominado os atuais discursos e passou a ser uma questão estratégica, ligada à sobrevivência das empresas. A entidade foi a grande propulsora de todo movimento que tem hoje no Mato Grosso. Entre elas incluem-se Fundação Mato Grosso, Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e Associação dos Produtores de Algodão (Ampa). O perfil técnico, os laboratórios da Aprosmat são respeitados em todo Brasil. A Aprosmat é a mãe de todas as estruturas que foram criadas depois dela.

Para o presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin, a entidade desde sua criação vem superando desafios, um deles é produzir sementes de qualidades em áreas onde existem grandes dificuldades como clima, solo e riscos de pragas. “A Aprosmat colaborou muito com o crescimento da produção de sementes e grãos no Estado, fornecendo sementes de alta qualidade (com boa germinação, com bom vigor), e garantido uma competitividade saudável e assim evitando a concentração de produção e o abuso de poder econômico”, finalizou Augustin.

O governador Pedro Taques enalteceu a importância do setor produtivo para a sobrevivência da economia de Mato Grosso e Brasil. “Não tenho terra embaixo da unha, nem um boi no pasto, mas entendo a importância do setor para Mato Grosso. Me orgulho do setor produtivo pela importância que ele tem para o Brasil. Foram R$ 13 bilhões exportados na balança comercial do país em 2014. É preciso dizer que estamos vivendo um momento de transformação na forma de se fazer política. Tenho orgulho de ser político. Hoje, no mundo, se diz que sinônimo de paz é desenvolvimento. Esse setor contribui muito para o desenvolvimento de Mato Grosso e do país. Produziremos muito mais ainda e orgulharemos ainda mais o país”, ressaltou o governador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet