Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Notícias / Energia

Relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite de domingo

Da Redação - Viviane Petroli

17 Out 2015 - 15:12

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite de domingo
Os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da zero hora deste domingo, 18 de outubro. O governo federal prevê uma economia de aproximadamente R$ 7 bilhões com a adoção do horário de verão em 11 estados, incluindo Mato Grosso.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia a estimativa de economia de R$ 7 bilhões, aproximadamente, representa o valor do desembolso que se teria em investimentos no sistema elétrico para tender a uma demanda adicional prevista de cerca de 2.610 megawatts (MW).

Leia mais:
Previsão em Mato Grosso é que consumo de energia caia 4,3% no horário de ponta

Entre 18 de outubro de 2015 e 21 de fevereiro de 2016 os relógios deverão ficar adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Em Mato Grosso as projeções são que o período traga uma redução de 4,3% na demanda por energia elétrica no horário de ponta, que compreende das 18h ás 21h. Tal está dentro da meta considerada ideal de 4% a 5% do Operador Nacional do sistema. A estimativa da Energisa Mato Grosso é uma economia de 0,90% do consumo, levemente abaixo dos 0,96% constatados no período passado.

A redução de 0,90% no consumo, de acordo com a Energisa, significa uma economia de 29,2 gigawatts-hora (GWh), o suficiente para abastecer um município no porte de Chapada dos Guimarães por onze meses, Poconé por quatro meses ou Lucas do Rio Verde por dois meses.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • papai noel
    18 Out 2015 às 00:24

    esta ai uma coisa extremamente prejudicial a saude..esse horario o poder publico nao esta nem ai

  • Francisco
    17 Out 2015 às 18:18

    Mais uma trapalhada que temos que degirir goela abaixo.

Sitevip Internet