Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

café

Técnicos da Seaf e Empaer participam capacitação na área da cafeicultura

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Técnicos da Seaf e Empaer participam capacitação na área da cafeicultura
Técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram nesta semana do “Seminário de Colheita e Pós-colheita de Café Canéfora”, em Ouro Preto d'Oeste, em Rondônia. A participação faz parte dos trabalhos desenvolvidos para a expansão da produção de café em Mato Grosso.

O estado deverá beneficiar 127,9 mil sacas entre café arábica e conilon nesta safra, conforme a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Em 2014 foram beneficiadas 165,8 mil sacas de café em Mato Grosso, enquanto as projeções para 2015, segundo a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), deverão ser 127,9 mil sacas. Hoje, Mato Grosso possui 20,189 mil hectares com café. Levantamento feito pelo Agro Olhar mostra que há plantações Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Alta Floresta, Rondolândia e Tangará da Serra.

Leia mais:
Produção de café em Mato Grosso terá incentivo de aproximadamente R$ 5 mi do Governo do Estado

O seminário, realizado pela Embrapa, reuniu pesquisadores e especialistas da cafeicultura. O evento segue até esta quinta-feira, 22 de outubro. Foram apresentadas tecnologias de colheita e pós-colheita acessíveis para a produção de café com qualidade.

“Esta capacitação continuada é fruto do trabalho do Governo de Mato Grosso em parceria com instituições qualificadas para alavancar a produção de café, principalmente na região Noroeste do Estado que tem potencial e vocação", destaca o secretário da Seaf, Suelme Fernandes.

Os temas abordados foram Desafios e perspectivas da cafeicultura de Coffea canephora no Brasil e no mundo", "Colheita semi mecanizada do café conilon", "Melhoramento de Coffea canephora visando a adequação das plantas à mecanização", "Adequação do sistema de manejo do cafeeiro à colheita mecanizada" "Mercado para a produção de café de qualidade", "Resultados preliminares dos estudos de desenvolvimento de tecnologia de pós-colheita de Coffea canephora em Rondônia" e "Melhoramento de café visando o aprimoramento das características físico-químicas e sensoriais".

Em setembro o governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, anunciou investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões na produção de café na região Noroeste, mais conhecida como 'Rota do Café', onde estão localizados os municípios de Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Alta Floresta e Rondolândia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet