Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

novo integrante

Acrimat será representante do Brasil na Aliança Mundial da Carne

Foto: Acrimat

Acrimat será representante do Brasil na Aliança Mundial da Carne
O Brasil foi incluso no grupo da Aliança Mundial da Carne. O anúncio foi feito durante conferência anual da Five Nation Beef Alliance (FNBA), realizada em Mazatlán, no México. O Paraguai também passa a fazer parte do grupo mundial das maiores nacões produtores de carne bovina. O Brasil será representado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso.

A Aliança possa agora a conta com sete países: Brasil e Paraguai, que são novos integrantes, além de Canadá, México, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália.

Juntos os sete países passam a ser responsáveis por 50% da produção de carne bovina e 75% pelas exportações mundiais da commoditie.

Leia mais:
Mato Grosso participa de reunião da Aliança Mundial das Nações Produtoras de Carne

O anúncio da entrada do Brasil e Paraguai no grupo foi feito nesta quinta-feira, 22 de outubro. O Brasil participa desde 2014 da Aliança sendo representado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) como membro observador.

De acordo com a Acrimat, uma das ações estratégicas para a entrada do Brasil no grupo foi o convite para a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) participar como membro e assim reforçar a presença brasileira.

O diretor secretário da Acrimat, Fernando Manzi, destaca que com a entrada do Brasil na Aliança o país terá uma posição mais forte perante o mercado internacional.

"Conquistamos parceiros, produtores que tem as mesmas dores, mesmas dificuldades, mesmos problemas e que agora podem sentar juntos encontrar soluções que sejam globais. Uma conquista para a pecuária nacional e em especial para a mato-grossense que tem a Acrimat participando efetivamente desse processo”, declara Manzi.

Para Scott Champion, CEO’s da Associação de Produtores de Bovinos e Cordeiro da Nova Zelândia (Beef and Lamb New Zeeland), o Brasil capturou a razão das ações da Aliança e com isso conquistou sua participação. "As nações exportadoras estão compartilhando ideias, problemas e soluções, tentando encontrar maneiras de abordar todos os aspectos globais do setor, e é sobre isso que é a Aliança Mundial".

Conforme o diretor institucional da Assocon, Márcio Caparroz, "É extremamente valioso para nossas negociações internacionais, para ajudar no combate sobre as barreiras sanitárias".

Sozinho o Brasil possui um rebanho de 212,3 milhões de cabeças de gado. Somente no 1º semestre de 2015 foram abatidas no país cerca de 15 milhões de cabeças, das quais pouco mais de 2 milhões de cabeças provenientes de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet