Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Acrismat entregou certificados a técnicas de nutrição escolar que realizaram curso sobre carne suína

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizou nesta quarta-feira (28.10), a solenidade de entrega de certificados às técnicas em nutrição escolar que realizaram curso de aperfeiçoamento profissional no ano de 2015, em Cuiabá. A ação, que é uma parceria da Acrismat com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), tem como objetivo fomentar o consumo da carne suína no Estado.

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, a atividade faz parte das ações da entidade para fomentar o consumo da carne suína em Mato Grosso. "O curso faz parte de um grupo de ações que nós estamos realizando para promover o consumo da carne suína, com o Teatro de Fantoches e a Gincana o Melhor da Carne Suína," ressaltou.

O presidente explicou que a capacitação foi realizada no Centro de Educação Profissional do Senac/MT, e na Paróquia Imaculado Coração de Maria, com duração de 60 horas. O treinamento ofereceu informações sobre o modelo produtivo dos suínos hoje, os mitos e paradigmas em torno da proteína e técnicas de preparo de pratos que têm a carne suína como ingrediente.

De acordo com a diretora regional do Senac/MT, Gilsane Tomaz, foram capacitadas cerca de 200 técnicas. A carga horária do curso foi dividida entre o conteúdo teórico e horas práticas, onde foram apresentados os cortes e receitas da carne suínas que podem ser elaboradas nas escolas.

"Para o Senac é uma satisfação festejar esse dia com todas vocês que com muita dedicação procuraram se aperfeiçoar e agergar valor a sua profissão. Esperamos que vocês coloquem em prática aquilo que aprenderam com os alunos e suas famílias. Esperamos de coração que o Senac tenha feito a diferença na maneira como vocês realizam a sal profissão", pontuou Gilsane.

A secretária-adjunta de educação da capital, Marioneide Angélica, destacou que as estrelas da noite eram às técnicas em nutrição escolar. “Vocês que com tanto carinho e presteza procuram sempre se aprimorar para trazer um prato atrativo às crianças, estão de parabéns por mais essa conquista. A capacitação além de ajudar na vida profissional de cada uma é uma oportunidade também de aprender mais sobre a carne suína que é nutritiva e saborosa”, disse.

De acordo com a diretora da escola Agostinho Simplício de Figueiredo, Ivone Maria Dallanhol, a carne suína foi incluída na merenda da escola desde julho de 2014, mas ainda encontra certa resistência dos alunos. "Aos poucos estamos quebrando este mito de não comer a carne suína. As crianças ainda tem um conceito equivocado da carne, de que traz doenças, coloca bichinhos na cabeça, coisas que não fazem sentido e só existem no imaginário das pessoas. Mas com as nossas técnicas fazendo curso e aprendendo a preparar a carne suína, as crianças vão se acostumando," informou Ivone Dallanhol.

Para a técnica de nutrição da escola Agostinho Simplício de Figueiredo, Cleuza Nunes de Oliveira, a carne suína é muito boa e fazer receitas novas é um incentivo para as pessoas provarem. "Pelo menos por curiosidade, as pessoas vão experimentar. A carne suína hoje é toda diferenciada do "porco antigo", tanto que nós chamamos ela de carne suína, pois as normas de higiene e de criação são muito rígidas, o que garante a qualidade da carne," explicou Cleuza.

Participaram da cerimônia ainda a diretora de Educação Profissional do Senac/MT, Márcia Vecchi, a secretária adjunta de Cidadania da secretaria de Assistência Social, Alda Teresa Attílio Rodrigues de Castro e representado as técnicas em nutrição escolar, Ana Domingas Conceição Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet