Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Programa capacita público do SenarTEc Leite

Cinco turmas de Negócio Certo Rural (NCR) estão ocorrendo em Ponte e Lacerda (457 km). O programa, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural do município e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem como principal objetivo despertar o empreendedorismo no homem do campo.

O diferencial destas turmas em Pontes e Lacerda é que elas fazem parte de um outro programa da instituição: o SenarTec Leite que atende 120 propriedades onde é desenvolvida a bovinocultura de leite.

"Além das visitas dos técnicos, o programa de assistência técnica irá ofertar capacitações para os produtores, com foco na gestão das propriedades. O treinamento de NCR é o primeiro de uma série de cursos planejados para os produtores rurais atendidos no SenarTec Leite, sempre com o intuito de facilitar a elaboração do Plano de Negócio Rural da propriedade", explica Armando Urenha, gerente de Educação Formal e Assistência Técnica (Gefat). "O Senar-MT ainda irá ofertar treinamentos de Formação Profissional Rural, palestras e Dias de Campo para atender as necessidades destes produtores".

De acordo com a mobilizadora do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Maria Madalena dos Santos, o programa NCR está com turma nas comunidades rurais de Primavera, Triunfo, São José, Serra Azul e Adrianópolis. Atendendo cerca de 80 pessoas nas cinco localidades.

NCR – Em 2014, o programa atendeu 611 participantes divididos em 32 turmas realizadas em Cuiabá e mais outros 15 municípios mato-grossense.

O Programa permite aos produtores rurais repensar o investimento, custo de produção, rentabilidade e vários outros assuntos relacionados à propriedade. Além disso, cada produtor recebe uma consultoria em sua propriedade. O instrutor verifica a aplicabilidade do plano de negócio construído ao longo do curso e, com isso, são elaborados planos de ação para implementação do plano de negócio.

O Senar-MT juntamente com a Famato, o Imea e os 89 sindicatos rurais formam o Sistema Famato, que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet