Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

Futuros produtores visitam sede da Sociedade Rural Brasileira

Durante seu quarto e último encontro de 2015, realizado na semana passada, a turma um do projeto Futuros Produtores do Brasil foi até São Paulo onde, além de conhecer a estrutura da BM&F Bovespa, também visitou a Sociedade Rural Brasileira (SRB). O encontro contou também com uma visita ao Porto de Santos.

Na SRB, os jovens foram recebidos pelo diretor da entidade, João Adrien Fernandes, e tiveram a oportunidade de conversar sobre as tendências do agronegócio para as próximas gerações. Segundo Adrien, a SRB discute as alternativas para engajar os jovens no setor há bastante tempo. "A nossa discussão é como podemos trazer esses jovens para o setor que passa por profundas transformações. Para nós, a gestão da propriedade é fator essencial no processo de sucessão familiar", pontuou Fernandes.

O diretor acredita que a partir do momento em que as propriedades forem geridas de forma empresarial haverá maior atração de jovens. "Os pais precisam estar abertos e oferecer uma estrutura organizada para que os filhos possam participar do processo de produção. Em uma propriedade em que há gestão, o jovem consegue se inserir e se engajar, participando ativamente do dia a dia da empresa", afirmou.

No encontro, o diretor da SRB aproveitou para destacar um dos principais desafios que essa nova geração tem. "O jovem terá a missão de mostrar à sociedade consumidora que o nosso agronegócio é o mais sustentável do mundo e como ele pode contribuir para a geração de alimentos", explicou.

Comitê de Liderança e Juventude - Os futuros produtores também conheceram o Comitê de Liderança e Juventude da SRB, lançado no dia 27 de outubro. O comitê é resultado da consolidação da Rural Jovem, criada em 2010 com o objetivo de promover fóruns de discussão. O comitê tem o propósito de trabalhar na mobilização e no engajamento das novas gerações para a modernização do agronegócio brasileiro e na formação de lideranças do setor, tanto para a esfera pública como para a iniciativa privada.

O Comitê já começou a promover reuniões mensais, na sede da SRB, com a participação de importantes figuras do agronegócio. Entre suas iniciativas, destacam-se a realização do encontro anual de jovens de todo o Brasil, durante a ExpoZebu, em Uberaba, em Minas Gerais; e da Feira de Carreiras do Agro Brasileiro, nas principais universidades do País, para apresentar as possibilidades de carreira no setor aos novos profissionais

"Fiquei impressionada com a organização desses jovens. Quero participar do comitê, tenho certeza que com isso estarei sempre por dentro dos assuntos do agronegócio, além de poder participar de diversas atividades, entre feiras, exposições e eventos com jovens do Brasil todo", disse a estudante e participante do projeto, Raquel Fernandes.

O projeto Futuros Produtores do Brasil é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto. O objetivo é despertar a paixão pelo agronegócio nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso, além de contribuir na formação de novos líderes do setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet