Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

PREOCUPANTE

Governo de Mato Grosso e entidades devem discutir ‘quebra’ de safra da soja nesta semana

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governo de Mato Grosso e entidades devem discutir ‘quebra’ de safra da soja nesta semana
A situação da safra 2015/2016 de soja em Mato Grosso deverá ser discutida entre o Governo de Mato Grosso e entidades ligadas ao setor produtivo ainda nesta semana. A reunião visa discutir as políticas públicas que o Governo do Estado pode fazer diante uma possível 'quebra' de safra em decorrência a falta de chuvas.

Novas projeções apresentadas pelo Instituto Mato-grossense de Econômica Agropecuária (Imea) revelam queda de um milhão de toneladas na produção para o ciclo 2015/2016 da oleaginosa, ou seja, recuo de 29 milhões de toneladas para 28 milhões.

Como o Agro Olhar destacou recentemente, a área destinada à oleaginosa, de acordo com a terceira estimativa de safra divulgada nesta segunda-feira, 14 de novembro, pelo Imea, segue os mesmos 9,203 milhões de hectares, entretanto a produtividade antes prevista em 52,6 sacas por hectare foi reduzida para 50,8 sacas. A projeção de produtividade é inclusive 2,26% menor que as 51,9 sacas constatadas em média por hectare no ciclo 2014/2015.

Leia mais:
Sem chuva, propriedades em Mato Grosso registram perdas de aproximadamente 60% da lavoura

A reunião entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e as entidades do setor produtivo foi divulgada nesta segunda-feira, 14 de dezembro, pelo vice-governador Carlos Fávaro. De acordo com a Sedec, o encontro deve ocorrer ainda nesta semana.

Segundo Fávaro, é preciso ficar atento em 2016, pois muita soja não nasceu ainda e com a falta de chuva e umidade no solo não há mais tempo hábil para o replantio. Em algumas lavouras, como o Agro Olhar comentou, não há ocorrência de chuva há 40 dias e em algumas as chuvas nãos ocorrem em todos os talhões.

O vice-governador destacou que a intenção em chamar neste momento as entidades de classe visa a busca de soluções para os produtores mato-grossenses de soja, uma vez que há contratos de investimentos a serem pagos em 2016.

"O Governo de Mato Grosso está aberto para ajudar os produtores do Estado. Quem replantou não deverá ter margem de lucro, pois desembolsou mais que o esperado. Queremos preservar a economia local e buscar soluções junto ao governo federal para evitar que uma crise se instale em outros setores da cadeia produtiva, como é o caso dos fornecedores de insumos, peças, oficinas, entre outros", explica Fávaro.

A intenção do Governo de Mato Grosso é através do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) percorrer in loco propriedades rurais mais prejudicadas pela falta de chuva e documentar a situação para que o produtor rural tenha segurança jurídica na hora de renegociar os contratos de investimentos, bem como os contratos com as tradings.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet