Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

efeito soja

Semeadura do algodão está atrasada em 19 p.p. em Mato Grosso

Foto: Assessoria Ampa

Semeadura do algodão está atrasada em 19 p.p. em Mato Grosso
Mato Grosso semeou até o momento em torno de 221,8 mil hectares de algodão. A área equivale a 38,5% de 576,3 mil hectares destinados para a cultura nesta safra 2015/2016. Apesar do avanço de 5,83 pontos percentuais na variação semanal, o plantio no estado está atrasado em 19,02 pontos percentuais no comparativo ao ciclo anterior. Os problemas na cultura da soja é o principal fator.

Mato Grosso ainda possui aproximadamente 354,4 mil hectares de algodão para plantar. Os cotonicultores estão neste momento na 2ª safra da cultura em Mato Grosso, que é semeada em áreas onde a soja está sendo retirada.

Leia mais:
Margem de lucro no algodão se mantém apertada diante alta de custos, declara presidente da Ampa

Dos 576,3 mil hectares destinados ao algodão nesta safra 2015/2016 equivalem a primeira safra (plantada em dezembro) 137,7 mil hectares, enquanto a segunda safra 438,6 mil hectares.

Em recente entrevista ao Agro Olhar, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gustavo Piccoli, comentou que a área pode chegar a 593,6 mil hectares. "Hoje, a maior parte da produção algodoeira em Mato Grosso advém do plantio na modalidade de segunda safra e nós, produtores, estamos apenas iniciando a colheita da soja. O plantio de algodão segunda safra no estado ainda está tímido", declarou.

Conforme o acompanhamento de semeadura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região mais avançada na semeadura do algodão é a Nordeste com 95% de sua área, seguida do Noroeste com 89,77%. A mais atrasada é o Oeste com 13,24%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet