Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

nacional

MT Fomento auxiliará FGV a traçar perfil de tomadores de microcrédito

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

MT Fomento auxiliará FGV a traçar perfil de tomadores de microcrédito
A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) é a mais nova parceira da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A MT Fomento auxiliará a Fundação a traçar o perfil dos tomadores de microcrédito com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando o desenvolvimento socioeconômico dos negócios daqueles que utilizam tal modalidade de crédito.

Essa é a primeira vez que a FVG realiza um estudo quanto ao impacto do microcrédito no Brasil. O microcrédito é voltado para microempreendedores informais com empréstimos de pequenos valores, com teto máximo de R$ 20 mil em operações via BNDES.

Leia mais:
Taques anuncia ex-superintendente da Acrimat como presidente do Instituto da Carne

A pesquisa tem como objetivo dar uma ideia quanto à importância do microcrédito para os microempreendedores informais, segundo o professor e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (GVcemif) da FGV, Lauro Gonzalez. Será analisado o perfil destes tomadores.

Hoje, em Mato Grosso existem 560 operações de microcrédito ativas com recursos do BNDES por meio da MT Fomento. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tais operações no estado somam R$ 6,7 milhões. No Brasil são cerca de 4 milhões de clientes de microcrédito ativos.

O professor e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (GVcemif) da FGV destaca que as instituições financeiras e de fomento irão auxiliar a identificar o impacto do crédito sobre as pessoas que o contratam, bem como verificar qual o tipo de crédito é o mais procurado e para o que foi utilizado.

Conforme o Diretor de Desenvolvimento e Crédito da MT Fomento, João Paulo Fortunato, diante o levantamento será possível elaborar estratégias mais delineadas., ou seja, se terá "mais facilidade em conhecer as necessidades dos microempreendedores de cada segmento e assim oferecer um produto que realmente atenda a sua necessidade. Além disso, também será possível identificar quais as dificuldades do tomador deste crédito e orientá-lo melhor sobre como investir corretamente este dinheiro para que seu negócio realmente cresça".

Além de Mato Grosso, Santa Catarina e Fortaleza também são palcos da pesquisa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet