Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

14,4% de área

Colheita da soja avança em Mato Grosso; produtividade indefinida

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Colheita da soja avança em Mato Grosso; produtividade indefinida
A colheita da soja em Mato Grosso avançou 6,2 pontos percentuais (p.p.) nesta semana, entretanto apresenta um atraso de 2,4 p.p. no comparativo com os trabalhos nesta época o ano passado. Apesar do andamento da colheita ainda é difícil “travar” uma produtividade, uma vez que é possível encontrar lavouras em todos os estágios de desenvolvimento no estado.

Os produtores de soja em Mato Grosso atingiram nesta semana 14,4% da área destinada a cultura nesta safra 2015/2016. Em 2015 os trabalhos de colheita haviam chegado a 16,8% da área plantada no ciclo 2014/2015.

Leia mais:
Safra 16/17 em Mato Grosso deverá ter influência da 'La Niña'; chuvas podem atrasar

O andamento da colheita em Mato Grosso foi divulgado nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O acompanhamento revela que dos 1,082 milhão de hectares semeados na região Oeste 22,5% já foram colhidos, enquanto no Sudeste mato-grossense 18,4% dos 1,944 milhão de hectares receberam as máquinas.

No Médio-Norte, principal região produtiva do Estado, 14,8% de 3,142 milhões de hectares foram colhidos. No Centro-Sul 14,7%, no Norte e Noroeste 9,4%, respectivamente, e no Nordeste 5,1%.

Segundo o Imea, entre os dias 28 de janeiro e 5 de fevereiro, constatou-se uma produtividade ponderada de 51,7 sacas por hectare em média em Mato Grosso. Na região Nordeste a média ficou em 47,2 sacas. A maior produtividade média constatada está no Oeste com 54,7 sacas.

O diretor-técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas, afirma ser difícil precisar de fato qual a produtividade média de Mato Grosso neste momento. De acordo com ele, que na última semana de janeiro percorreu as regiões Oeste, Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, o que se tem visto no estado são lavouras de soja em todos os estágios de desenvolvimento.

“Ainda não dá para travar uma produtividade. É preciso acompanhar o andamento da safra, pois se antes tínhamos o veranico, agora temos as chuvas que podem atrapalhar, além das doenças como a ferrugem asiática, mancha-alvo e mosca branca, por exemplo, que podem reduzir a produtividade”, comentou ao Agro Olhar.

Clima

Como o Agro Olhar comentou recentemente, as projeções climáticas apontam para um enfraquecimento do El Niño. O fenômeno deverá nos meses de fevereiro e março provocar uma alternância das chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sul, ou seja, uma semana chove no Centro-Oeste e na outra no Sul.

Essa alternância, segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, permitirá o andamento da colheita da soja e a semeadura do milho 2ª safra, que já está atrasado e deverá entrar março adentro com possibilidade de perdas em produtividade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet