Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

56,7% vendido

Com produtor mais cauteloso, vendas de milho em janeiro foram de 261 mil t

Foto: Reprodução/Ilustração

Com produtor mais cauteloso, vendas de milho em janeiro foram de 261 mil t
As vendas de milho 2015/2016 em Mato Grosso seguem a passos lentos. Até o momento 56,7% da produção está com a comercialização travada, um leve avanço de 1,4 pontos percentuais em comparação aos 55,4% constatados no mês anterior. Em janeiro apenas 261 mil toneladas foram vendidas, o que aponta que os produtores estão mais cautelosos e com as atenções voltadas para a semeadura, cuja previsão é encerrar em março.

Janeiro, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), registrou o maior preço médio de vendas da safra 2015/2016 de R$ 18,34 a saca de 60 quilos.

Leia mais:
Plantio do milho chega a 11% em Mato Grosso com andar da colheita da soja

"Entretanto, isso não foi fator forte o suficiente para impulsionar o ritmo das negociações, visto que o mês registrou o menor volume de vendas até o momento, de apenas 261 mil toneladas. Desta forma, observa-se que o produtor está mais cauteloso por já estar bastante comprometido para a safra 15/16. Isso, somado às atenções voltadas para a semeadura, pode limitar novamente os negócios em fevereiro", destaca o Imea.

Até a semana passada, a semeadura de milho segunda safra em Mato Grosso havia atingido 11% dos 3,378 milhões de hectares destinados à cultura. A previsão para essa safra é de 19,361 milhões de toneladas de milho.

"Observa-se que agora a relação de área de milho semeado sobre a área de soja colhida está voltado para a média histórica de MT, que fica em torno dos 30%. Isso deve-se à dois fatores: o primeiro é que, no início do período de semeadura, os produtores optaram por garantir a área de algodão, dado o cenário de área disponível limitada. O segundo fator é que a pluviosidade em MT está diminuindo, favorecendo a colheita da soja e, inerentemente, a semeadura do milho. Caso as chuvas deem trégua, espera-se que os trabalhos de campo apertem o ritmo", declara o Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet