Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

contra o tempo

Mais de 50% do milho deve ser plantado fora da janela em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Mais de 50% do milho deve ser plantado fora da janela em Mato Grosso
Mato Grosso pode ter mais de 50% do milho 2ª safra semeado foram da janela ideal de plantio da cultura. Até o dia 11 de fevereiro 25,7% dos 3,378 milhões de hectares destinados ao cereal nesta safra 2015/2016 já haviam semeado. Os trabalhos, hoje, nas lavouras são realizados com os olhos para as nuvens, pois se chover em excesso os mesmos podem ser paralisados e atrasar ainda mais a semeadura. O setor revela temer que as previsões meteorológicas de "estiagem" de chuvas em abril se concretizem.

Os produtores de milho em Mato Grosso estão correndo contra o tempo. O período ideal da janela de plantio do cereal encerra no próximo dia 25.

Leia mais:

Colheita da soja chega a 25,6% da área com produtividade média de 52,6 sc/ha

O quinto acompanhamento de semeadura do milho, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), revela que entre os dias 04 e 11 de fevereiro houve um avanço semanal de 14,7 pontos percentuais. Ao se comparar com o ciclo passado há, também, uma diferença positiva de 2,4 pontos percentuais.

A região mais adiantada, segundo o Imea, é o Oeste com 30,7% da área de milho plantada. O saldo na região é decorrente aos trabalhos realizados na colheita da soja, que também estão acelerados e chegaram à última semana a 37,6%. Já o Médio-Norte atingiu 28,5% da área. O Nordeste mato-grossense é o mais atrasado com 12,7%.

“A previsão é que tenhamos uma área semelhante ao da safra 2014/2015. A janela está curta. Se as chuvas cortarem em abril como previsto pelos institutos de meteorologia podemos ter prejuízo”, comenta o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Elson Pozzobon.

Como o Agro Olhar comentou recentemente, a previsão meteorológica aponta estiagem entre abril e maio em Mato Grosso, o que prejudicará o milho plantado após o dia 25 de fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet